Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Jato russo colide com drone americano sobre o Mar Negro

(Imagem: Reuters | Reprodução)

Mais probleminhas geopolíticos. No mais grave incidente entre aeronaves desde o começo da guerra da Ucrânia, ontem, um jato russo colidiu com um drone dos EUA sobre o Mar Negro.

  • Basicamente, o jato atingiu a hélice do drone, resultando em uma “perda total” da aeronave não tripulada.

🇺🇸 A Força Aérea dos EUA disse que o drone caiu no mar pelo começo da manhã, e acusou a Rússia de praticar uma conduta e de tentar interferir contra a operação, sem a culpar diretamente pela derrubada do aparelho.

🇷🇺 Já o Ministério da Defesa da Rússia disse que dois de seus caças Sukhoi Su-27 interceptaram o drone após ele ter violado o espaço aéreo russo. Segundo eles, o aparelho caiu devido a uma manobra abrupta e não houve nenhum tipo de colisão.

Contexto

O Mar Negro é um dos pontos de maior atrito entre Forças Aéreas do mundo, ao lado do estreito de Taiwan, do mar do Sul da China e das águas do Pacífico Ocidental. Em todas elas, russos e chineses se opõem a americanos e seus aliados.

Com interceptações semanais — quando não diárias —, sempre há o risco de uma colisão acidental ser lida como um ato de agressão. Com o contexto da Guerra da Ucrânia, isso ficou ainda mais perigoso.

Por falar em conflito: Um dos favoritos à presidência dos EUA em 2024, DeSantis, disse ontem que defender a Ucrânia não deveria ser um objetivo vital para os americanos. Deu o que falar…