Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Urologistas holandeses explicam por que homens deveriam fazer xixi sentados e não em pé

Fazer xixi em pé é o mais comum entre os homens, mas urologistas explicam que seria melhor, para a saúde, se fosse sentado. Entenda os motivos!

Os homens estão acostumados a urinar em pé, e isso inclui uma série de benefícios higiênicos, como não ter que se sentar no vaso sanitário de banheiros públicos, além de conseguirem fazer xixi em diversos lugares.  

Mas, médicos da Holanda, no entanto, descobriram que urinar sentado pode ser muito benéfico para os homens, especialmente os que sofrem de problemas na próstata.

O benefício ocorre porque, sentados, os homens conseguem eliminar mais facilmente a urina. Os médicos acrescentaram que, quando se sentam, os músculos pélvicos e do quadril relaxam, facilitando a micção.

Ao The Sun, urologistas holandeses fizeram uma pesquisa para explicar que sentado ou agachado seriam as melhores posições para urinar.

O Dr. Jesse N. Mills, professor do Departamento de Urologia da UCLA, na Holanda, disse que sentar também é uma opção melhor para os homens que ficam de pé por longos períodos.

“Muitos homens se sentam para fazer xixi se não conseguem esvaziar completamente a bexiga. Quando você se senta, você usa mais os músculos abdominais, eliminando os últimos esguichos e sentindo a bexiga mais vazia”, disse.

No entanto, Dr. Mills acrescentou que a pesquisa não significa que todos os homens agora precisam se sentar na hora de fazer xixi.

Ele explicou que, desde que você sinta que sua bexiga se esvaziou completamente, você pode urinar em qualquer posição.

Mas, se ao urinar persistir uma sensação de que “tem um pouco mais para sair”, você deve adotar o hábito de sentar-se no vaso sanitário e procurar orientação de um urologista.

Riscos de não esvaziar a bexiga completamente

Você pode não perceber que sua bexiga não está esvaziando adequadamente. Nem sempre conseguimos ter esta sensação bem definida.