Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE INGÁ INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA HPV

saude11

A vacina quadrivalente papilomavírus humano (HPV) 6, 11, 16 e 18 será oferecida em 2014 no Sistema Único de Saúde / SUS gratuitamente para adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos, nas unidades básicas de saúde dentro da rotina de vacinação e em escolas públicas e privadas. O objetivo da vacinação contra o HPV no Brasil é prevenir o câncer do colo do útero, refletindo na redução da incidência e na morbimortalidade por esta enfermidade. A meta é vacinar pelo menos 80% do grupo alvo, o que representa 4,16 milhões de meninas, aqui no município de Ingá serão vacinas cerca de 576 adolescentes nessa faixa etária e a vacinação foi iniciada no dia 10 de março de 2014. O impacto da vacinação em termos de saúde coletiva se dá pelo alcance de 80% de cobertura vacinal, gerando uma “imunidade coletiva”, ou seja, reduzindo a transmissão mesmo entre as pessoas não vacinadas. O Ministério da Saúde estabeleceu a faixa etária de 11 a 13 anos para 2014, pois a vacina é altamente eficaz nas meninas dessa faixa etária não exposta aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, induzindo a produção de anticorpos em quantidade dez vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida num prazo de dois anos. A época mais favorável para a vacinação é nesta faixa etária, de preferência antes do início sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus.

O esquema adotado pelo Ministério é o estendido: 1ª dose, 2ª dose seis meses depois e 3ª dose após cinco anos da 1ª dose (0,6,60 meses). A via de aplicação da vacina é intramuscular.

Nas Unidades Básicas de Saúde, a vacinação das adolescentes ocorrerá sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. Na vacinação em escolas, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente, orienta-se que assine e encaminhe à escola o “Termo de Recusa de Vacinação contra HPV”, distribuído pelas Escolas antes da vacinação, depois de assinado, o termo deverá retornar à Unidade de Saúde de referência com antecedência de uma semana, para o planejamento das doses a serem administradas.