Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Mostra Paraíba Aqui tem SUS: trabalhos premiados são do Lacen-PB e de Queimadas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) divulgaram, nessa quinta-feira (12), os trabalhos premiados na III Mostra Paraíba Aqui tem SUS. “Ferramentas tecnológicas aplicadas no Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Laboratorial, do Lacen-PB”, foi o trabalho premiado, na categoria estadual. Na categoria municipal, o trabalho premiado foi “Um olhar sobre o trabalho intersetorial no município de Queimadas”.

Os dois trabalhos fazem parte dos 60 classificados. No total, foram inscritos 125. A apresentação oral aconteceu no Espaço Cultural, em João Pessoa. O objetivo da Mostra é promover a articulação, intercâmbio e estratégias de integração da gestão, vigilância e atenção à saúde.

A secretária executiva da SES, Lívia Borralho, destacou a importância da parceria do estado com os municípios, no desenvolvimento dos  trabalhos, nos últimos dois anos. “Foram mais de 100 projetos inscritos e podemos dizer que todos são vencedores, pois, começaram a ser desenvolvidos em plena pandemia. Isso é algo motivador e o estado dá apoio aos municípios que estão na ponta”, disse.

Para a presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino, apesar da pandemia, o SUS precisa continuar. “Estamos no caminho certo. Todos os trabalhos classificados são maravilhosos, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia e os desafios enfrentados pelas gestões”, explicou.

O diretor geral do Lacen-PB, Bergson Vasconcelos, ressaltou que as ferramentas do trabalho premiado facilitaram o cruzamento de dados epidemiológicos e laboratoriais importantes. “Isso fez com que tivéssemos um perfil do comportamento da Covid-19 em todo estado, o que facilitou para uma ação mais eficaz dos serviços estaduais e municipais, nas estratégias de combate à doença”, declarou.

Disse ainda que a premiação é um reconhecimento para os profissionais envolvidos no trabalho. “Fica o legado do Lacen-PB para os municípios da necessidade de fortalecer as ações de vigilância laboratorial que será o foco no enfrentamento de agravos emergentes e de interesse de saúde pública”, concluiu.

A gerente de Articulação e Políticas para as Mulheres, de Queimadas, Isânia Monteiro, explicou que o trabalho do município, premiado na Mostra, tem o objetivo de facilitar o acesso das mulheres da zona rural, aos serviços oferecidos pelo município, em todas as áreas.

“Começamos a desenvolver este trabalho em 2021, nas Unidades Básicas de Saúde [UBS] dos sítios e percebemos que mais de 300 mulheres tinham muitas dificuldades para chegarem até os serviços, na cidade. Com isso, observamos a necessidade de ampliar o acesso, não somente para a saúde, como também, para todas as áreas e, agora em maio, já começamos a nos reunir com as secretarias e logo iniciaremos as ações”, pontuou.

O projeto de Queimadas foi premiado com a classificação para a Mostra Nacional Brasil Aqui Tem SUS, com isenção de inscrição e custeio de passagens para o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, do Conasems e acompanhamento da Curadoria de Saúde pelo Ideia-SUS da Fiocruz e o trabalho do Lacen-PB, ganhou certificado de premiação na categoria melhor experiência estadual/regional.

FONTE: SECOM