Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Menina de 12 anos transforma cinco vidas com doação de múltiplos órgãos registrada no Hospital de Trauma de JP

 A doação de órgãos de uma menina de 12 anos ajudou a mudar a vida de pelo menos cinco pessoas, incluindo dois adolescentes. A doadora estava internada no Hospital de Trauma de João Pessoa desde o dia 21 de junho, quando nessa terça-feira (28) foi confirmada a morte encefálica.  
 
Graças à permissão dos pais da garota, foram doados fígado rins e córneas. O rim direito foi implantado em um adolescente de 14 anos do estado de São Paulo e o rim esquerdo também foi para uma jovem paulista, de 12 anos. O fígado foi destinado para um homem, de 73 anos, do estado de Pernambuco. Já as córneas foram retiradas e enviadas ao Banco de Olhos para análise. 
 
 “Sem essa conscientização e sensibilização dos familiares, seria impossível estar salvando a vida de outras pessoas através da doação de órgãos, por isso nós somos tão gratos a cada família que diz sim e a equipe da Central de Transplantes, que não mede esforços para a doação acontecer,” destaca a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho. 
 
 Em 2022, a Paraíba já registrou a realização de 145 transplantes, 93 doações de córneas e 20 doações de múltiplos órgãos. Ainda aguardam na fila de espera por um órgão 499 pessoas.

 

SECOM