Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MEDICINA E SAÚDE : Por que as mulheres sofrem com mais problemas nos joelhos?

Por que as mulheres sofrem com mais problemas nos joelhos?

Imagem do post Por que as mulheres sofrem com mais problemas nos joelhos?

Na comparação entre homens e mulheres, o sexo feminino é o mais afetado por problemas nos joelhos. O joelho é formado por articulações que recebem grande demanda de carga no dia a dia, provocando um desgaste significativo, que pode ser ainda maior nas mulheres. Entre as consequências estão dores frequentes, inchaço e limitação dos movimentos.

Sobrepeso impacta articulações dos joelhos e facilita osteoartrite

“O sexo feminino é mais acometido pela osteoartrite. Esse fato, entre outras causas, se dá pela tendência genética predominante nas mulheres e pelas alterações que ocorrem na menopausa, quando os ossos perdem a proteção hormonal”, afirma a reumatologista Regina Ferreira. A osteoartrite é uma doença crônica que afeta a cartilagem que reveste as articulações e atinge, entre outras áreas, os joelhos.

De acordo com a médica, os joelhos são afetados devido à sobrecarga mecânica na osteoartrite, ou seja, o excesso de uso e o sobrepeso fazem com que as articulações ósseas trabalhem mais do que são capazes de aguentar. Existem, no entanto, outros problemas. A profissional destaca doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide, lesões nos atletas e lesões no menisco e nos ligamentos decorrentes de instabilidade e excesso de carga.

Atividade física pode evitar osteoartrite nos joelhos

Para preservar a saúde do joelho, Dra. Regina aconselha investir em medidas preventivas: “A prevenção é feita por meio do fortalecimento muscular, com atividades físicas sem impacto, como hidroginástica e pilates. Outra atitude importante é manter o peso adequado para evitar sobrecarga, pois sobrepeso e obesidade podem prejudicar as articulações de forma grave”.

Segundo a reumatologista, é importante lembrar ainda que o tratamento medicamentoso também pode ser feito de forma preventiva, lançando mão de substâncias com ação condroprotetora. Esses remédios têm como objetivo ajudar na produção e recomposição de cartilagem articular e na diminuição da destruição do colágeno que forma a cartilagem.

Dra. Regina Ferreira é reumatologista, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atende em São Paulo. CRM-SP: 72550

Foto: Shutterstock