Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Mas o que é a Terapia Ocupacional? : Na próxima sexta feira, dia 24 de agosto a Associação dos Terapeutas Ocupacionais da Paraíba estará realizando Ecncontro

Mas o que é a Terapia Ocupacional?
É uma profissão de nível superior regulamentada no Brasil pelo DECRETO-LEI 938, de 13 de Outubro de 1969.
A característica essencial da Terapia Ocupacional é o envolvimento ativo das pessoas no processo terapêutico ocupacional, pois esta visa à atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico, para prevenir e/ou tratar disfunções físicas, sensoriais, mentais e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento na independência e na qualidade de vida do paciente. A mesma pode compor serviços privados e públicos como NASF, CAPS, Centros de Reabilitação, Hospitais Gerais e especializados, etc. O terapeuta ocupacional também está inserido na política da assistência social, podendo atuar em CRAS, CREAS e demais serviços que compõem a rede sócioassitencial.
Na Paraíba existe uma procura hoje, em geral, na reabilitação de pacientes sequelados de AVC, com Demência mista, de Alzheimer, Parkinson, Autismo, Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Déficit de Atenção, Hiperatividade, seletividade Alimentar, dentre outros.
Apesar da pouca difusão, a Terapia Ocupacional existe a mais de 100 anos no mundo, e é Regulamentada no Brasil há 48 anos. Na Paraíba, o Curso foi implantado em 2010 na Universidade Federal, e hoje já conta com diversos profissionais formados nessa Instituição dentre as 8 turmas já concluídas.

Na próxima sexta feira, dia 24 de agosto a Associação dos Terapeutas Ocupacionais da Paraíba estará realizando o Encontro Regional com tema “Inovação na Integralidade do Cuidado para a Promoção da Autonomia e Independência do Cidadão”. O encontro tem a finalidade de apresentar para a população o trabalho do terapeuta ocupacional e os benefícios que este profissional pode proporcionar a população estando inserido na rede de saúde dos municípios.
O encontro é aberto a toda população, usuários, gestores e profissionais da rede de saúde dos municípios, representantes dos municípios e demais interessados em saber sobre a profissão Terapia Ocupacional. A escolha em fazer este encontro na cidade de Guarabira se deu em virtude desta ser um polo central no brejo paraibano que tem várias cidades circunvizinhas, facilitando o deslocamento das pessoas para a mesma a fim de participar do evento.
Espera-se com a realização deste evento uma maior visibilidade do profissional e um maior quantitativo dos mesmos inseridos na rede de saúde pública, contribuindo para a saúde da população com uma maior qualidade de vida para todos que fazem uso dos serviços de saúde.
O evento conta com a parceria do centro de atendimento RANGELINA ALVERGA , um projeto social que vem a mais de dois anos na cidade de guarabira ajudando famílias tem pessoas com deficiência . Seja com atendimentos clínicos seja com terapias alternativas tais hidroterapia (natação), hipnoterapia , dentre outras.