Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Mais de 80 médicos na Paraíba deixaram PSFs para substituir cubanos no Mais Médicos comenta Secretario de Saúde de Ingá

Mais de 80 médicos na Paraíba deixaram PSFs para substituir cubanos no Mais Médicos

brasil mais medicos 20140829 001 - Mais de 80 médicos na Paraíba deixaram PSFs para substituir cubanos no Mais Médicos

Desde o lançamento do edital de substituição dos médicos cubanos que deixaram o Programa Mais Médicos, as unidades básicas de família na Paraíba já perderam 83 médicos até esta sexta-feira (30). O levantamento está sendo feito pelos próprios secretários municipais de saúde paraibanos, que conhecem a movimentação dos profissionais nos Postos de Saúde da Família (PSFs).

“Médicos que saíram dos municípios e foram repor os cubanos. Na linguagem popular, cobriu um santo e descobriu o outro”, comentou em entrevista ao  Portal ClickPB James Araújo, secretário de saúde do município de Ingá.

Além dos médicos perdidos para o Programa Mais Médicos, o secretário municipal de Ingá ainda ressalta que as equipes de saúde da família estão desfalcadas e o Ministério da Saúde não substituíram os profissionais. “Desde o mês de março estamos sem dois profissionais porque o Ministério da Saúde não fez a reposição”, reclamou o secretário.

Restam 151 vagas para preenchimento no programa Mais Médicos, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (30). Todos os cargos estão disponíveis na região Norte, nos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Roraima – 55% em Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI’S).

Essas vagas continuam em aberto mesmo após o governo federal receber 33.837 inscrições, segundo um balanço das 17h desta sexta. Até então, segundo os dados mais recentes, o Brasil preencheu “mais de 98%” das vagas disponíveis no Mais Médicos – são 8.376 profissionais que já estão alocados nas cidades para trabalho imediato. As inscrições continuam até 7 de dezembro.

Veja a quantidade vagas por estado:

Amazonas: 112
Amapá: 3
Pará: 34
Roraima: 2

Novo edital do Mais Médicos:
8.517 total de vagas oferecidas
8.376 vagas preenchidas
2.085 já se apresentaram nas cidades

No Amazonas, as 112 vagas estão distribuídas entre 15 municípios e seis Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI’S). As três disponíveis no Amapá ficam no Distrito Santinário Especial Indígena Amapá/Norte Pará.

 

 



Fonte: Polêmica Paraíba com ClikpB

Créditos: Polêmica Paraíba com ClikpB