Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Estudante alerta sobre uso de vapers e cigarros eletrônicos após ter pulmões colapsados

Vape é um aparelho usado para produzir vapor a partir de um líquido com cheiro agradável, mas que pode prejudicar a saúde

Grace Johanna, uma estudante universitária do Reino Unido, usou as redes sociais para alertar outros jovens após ter seus pulmões colapsados depois de usar cigarros eletrônicos — também chamados de vaper.

Nos últimos anos, cresce exponencialmente o número de pessoas adeptas aos aparelhos eletrônicos que liberam fumaça com agradável odor.

 

Considerados inicialmente como inofensivos, hoje geram controvérsia por inúmeras alegações de malefícios à saúde. Uma das vítimas mais recentes e famosas no Brasil foi o caso do cantor Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, onde apresentou opacidade em vidro fosco nos pulmões, após uso de cigarro eletrônico.

 

Apesar de exalar cheiro atraente como de morango, melancia e tantas outras essências, estes aparelhos são alvo de estudos que demonstram não haver segurança para os usuários.

 

Após apresentar graves sintomas, Grace usou a rede social TikTok para divulgar um vídeo quando ficou internada por 4 dias no hospital após desenvolver pneumotórax espontâneo primário.

 

Em geral, um pneumotórax espontâneo primário ocorre mesmo quando o paciente não tem nenhuma doença pulmonar conhecida — o que pode ser ocasionado, entre outros fatores, pelo uso dos vapers ou cigarros eletrônicos.

 

O problema ocorre quando uma pequena ruptura em um dos pulmões, ou em ambos, deixa escapar ar que se acumula de forma anormal na pleura — membrana que reveste o interior da parede interna do tórax e que envolve os pulmões.

 

No vídeo, Grace mostra os exames de imagens que evidenciam o pneumotórax ocorrido, que ela atribui ao uso contínuo de vaper.

 

Grace comentou que estava internada no hospital uma semana antes com o primeiro pulmão colapsado, mas teve que ser internada novamente após o outro pulmão apresentar o mesmo problema e começar a tossir sangue.

 

Foi preciso uma cirurgia de emergência para estabilizá-la. “Eu me sentia como se estivesse me afogando, é como ser torturada. Eu nunca vou fumar de novo. Nunca na minha vida. Eu vou respeitar meu corpo”, salientou Grace que está traumatizada com o ocorrido.