Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ESTÁ SENTINDO O PÉ MUITO FRIO? ENTENDA PORQUE E COMO TRATAR!

ESTÁ SENTINDO O PÉ MUITO FRIO? ENTENDA PORQUE E COMO TRATAR!

Em épocas mais geladas do ano, é comum que os nossos pés fiquem mais frios, pois a condição climática provoca essa situação. No entanto, há casos em que as pessoas permanecem com os pés gelados mesmo em períodos mais quentes e com o uso de meias e cobertas.

Em situações assim, além de ser bastante incômodo, é preciso ficar atento às possíveis causas que deixam o pé muito frio. Tal circunstância pode advir de algum desequilíbrio em nosso corpo, de problemas de saúde ou de fatores emocionais. Neste post, explicaremos algumas formas de tratamento para que você solucione esse problema. Confira!

USO DE MEDICAMENTO PARA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

Existem casos em que os dedos dos pés ficam gelados e dormentes, sobretudo em períodos com temperaturas mais baixas. Essa condição pode ser ocasionada por diversos fatores, como problemas circulatórios, vasculite, Síndrome de Raynaud, entre outros.

A pessoa que estiver com esses sintomas e perceber que há uma anormalidade, a depender da situação, deverá fazer uso de medicamentos para a circulação sanguínea, sob prescrição médica, que visam o melhoramento do fluxo do sangue e o alargamento das artérias.

REPOSIÇÃO HORMONAL

Podem acontecer circunstâncias em que o organismo não produz hormônios suficientes para o seu devido funcionamento. Essa insuficiência é provocada, em alguns casos, em virtude do hipotireoidismo, problema que acomete a glândula tireoide.

Determinados sintomas, como ganho de peso, fadiga, problemas de memória e sensibilidade ao frio, são comuns nesses casos. Além disso, a pele pode ficar mais fria e ressecada. Para cuidar dessa condição, é recomendado o tratamento por meio da reposição hormonal.

PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Certamente, o hábito de praticar atividades físicas é benéfico para qualquer pessoa. Não raras as vezes, surgem problemas de saúde, como hipertensão, doença arterial periférica ou danos neurais em diabéticos, que têm como um dos sintomas a diminuição da temperatura dos pés e mãos. Nesses casos, os exercícios físicos são recomendados como parte do tratamento.

Esse hábito saudável é essencial para que as artérias e veias se dilatem, melhorando a passagem do sangue, bem como para revigorar o metabolismo e fortalecer todo o corpo. Assim, a sensação de resfriamento dos pés tende a passar.

DIETA BALANCEADA

O comprometimento de oxigênio no corpo pode ocorrer pela escassez de glóbulos vermelhos no sangue, problema gerado pela anemia. Dessa doença surgem sintomas como fraqueza, cansaço, tontura e pés e mão mais frios.

Obviamente, o tratamento pode variar de acordo com o grau da enfermidade, mas, certamente, recomenda-se que a pessoa adote um tipo de alimentação saudável e balanceada, a fim de fortalecer o sangue e, em paralelo, restaurar o sistema circulatório. Portanto, inclua em seu cardápio muitas frutas, legumes e grãos integrais. Além disso, evite alimentos industrializados e ricos em sódio.

Se a sensação de pé muito frio permanecer mesmo após seguir tais recomendações, sem dúvidas, será necessário buscar um médico especialista para investigar as possíveis causas e orientar o tratamento ideal.

Gostou do post sobre a sensação de pé muito frio? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram e acompanhe as nossas novidades!