Caldo de osso é a nova bebida energizante; saiba os benefícios
Tomar café uma ou duas vezes ao dia é uma das coisas que as pessoas mais gostam de fazer. Agora, já pensou em deixar isso de lado e passar a tomar caldo de osso? Aqui no Nordeste se conhece por caldo de mocotó. A sugestão está sendo feita por nutricionistas nos Estados Unidos.
De acordo com eles, a recomendação ocorre devido aos benefícios trazidos pelo caldo de osso. Além disso, quem consume afirma que serve para dores nas juntas, melhorar sistema imunológico, deixa pele mais saudável e causa brilho no cabelo. A proteína presente na sopa é rica em aminoácidos, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, potássio e colágeno (principalmente por causa do tutano no osso).
Para os interessados em manter a boa forma, uma xícara do caldo possui 86 calorias.
Os 5 mandamentos da sopa:
1. Ossos de frango e boi são diferentes
Como os animais são diferentes, o tratamento também é. Ossos de boi são mais gostosos quando você os assa primeiro por 12 horas (existem receitas que variam entre quatro e 48 horas no forno) com muito alho, purê de tomate, ervas, vegetais e depois ainda adiciona suco de limão e pimenta.
Já as carcaças de frango ficam no máximo 12 horas. Se você colocar na água algumas ervas, limão, vegetais e salsa, o resultado é delicioso.
2. Vinagre de Maçã
Jogar uma boa dose de vinagre de maçã no início da receita ajuda a obter todos os minerais dos ossos.
3. Tudo limpo
Deixe tudo o mais limpo possível. Panela sem resíduos e água sem impurezas.
4. Muitos ossos
Para uma sopa rica e gostosa, você precisa de muitos ossos. Encha toda a panela e depois cubra com água.
5. Geleia
O ponto certo é quando o caldo vira uma geleia assim que você coloca na geladeira. Esse é o sinal de que ele está cheio de aminoácidos e vai ser ótimo para a sua saúde.