Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Testículos que sobem e descem,os famosos culhões ascensoristas

Os testículos são formados na fase embrionária dentro do abdome do feto

Já ouviu falar em testículos que sobem e descem? Já sentiu algo estranho em torno deles durante a relação sexual ou em outro momento? O urologista Ricardo de La Roca responde a várias perguntas que têm como tema central os testículos que entram da bolsa escrotal para o canal inguinal – ou até para dentro do abdome.

Esclareça suas dúvidas com o urologia Ricardo de la Roca
Thinkstock/Getty Images

Esclareça suas dúvidas com o urologia Ricardo de la Roca

Como os testículos são formados

Os testículos são formados na fase embrionária dentro do abdome do feto, juntamente com os brotos renais, numa altura equivalente ao nascer à região lombar e, durante os últimos meses de gestação, essas glândulas reprodutoras vão caminhando em direção à bolsa escrotal, com sua vascularização arterial e venosa se alongando, até a completa instalação dentro dela.

Causa

Necessariamente, os testículos passam por dois anéis que compõem a região inguinal que, após o nascimento, permanecem abertos, fechando-se aos poucos conforme o crescimento do bebê. Por vezes, o anel mais baixo não se fecha totalmente permanecendo entreaberto.

É nessa situação que o homem, ao ter relações sexuais ou esforços físicos, tem um reflexo de contração da musculatura que envolve os testículos. Chamado reflexo cremastérico em virtude deste músculo chamar-se cremáster, o movimento acaba elevando subtamente o testículo para cima, em direção do canal inguinal.

Após alguns minutos, com o relaxamento da musculatura, ele volta ao local de origem. Se os dois anéis se encontrarem semi-abertos, pode ocorrer a ascensão testicular para um nível mais profundo e superior, sendo então palpado o testículo dentro do canal inguinal.

Tratamento para testículos retráteis

Aconselha-se a quem tenha esse problema de testículos retráteis, consultar um urologista para avaliação da frequência que isso acontece, da seriedade do problema em se tratando de uma hérnia associada. Somente após um exame físico especializado, esse profissional poderá indicar algum tratamento cirúrgico, ou apenas um acompanhamento cuidadoso sem intervenções mais drásticas.