Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Veja os riscos que maquiagem do carnaval traz para os seus olhos

Carnaval é uma época de muito brilho e cor, mas é necessário proteger bem os olhos

Médico alerta para os cuidados com os materiais usados
Médico alerta para os cuidados com os materiais usados

De acordo com o médico oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, no carnaval aumentam os incidentes envolvendo arranhões, irritações e inflamações oculares. “Sombras purpurinadas podem arranhar o cristalino. As micropartículas brilhantes também podem entrar nas pálpebras, causando irritação”, alerta o médico.

Até mesmo na hora de passar rímel, a parte interna dos olhos pode ser atingida por falta de habilidade ou descuido. Por isso, o médico chama atenção para o fato de que embora muitos produtos tragam o selo “Dermatologicamente testado”, eles devem ser utilizados com cuidado, evitando o contato direto com a vista. “Rímeis coloridos podem irritar ainda mais a visão, causando um processo alérgico. Sendo assim, em caso de desconforto ou dor é importante buscar ajuda imediatamente num pronto-socorro oftalmológico”.

Outro fator agravante é que, durante os meses quentes do ano, o risco de conjuntivite também é maior – principalmente em lugares de praia e piscina.

A combinação entre Verão e Carnaval costuma provocar, também, aumento nos casos de conjuntivite tóxica, causada por xampus e finalizadores que escorrem indevidamente pelo rosto e penetram a vista.

Já a conjuntivite química é provocada por cremes que, espalhados ao redor dos olhos sem precaução, também podem afetar a retina. Por isso, todo cuidado é pouco! “Se os olhos começarem a arder, lave-os abundantemente com água fria”, alerta o especialista.