Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SECRETARIA MUNCIPAL DE SAÚDE DE INGÁ PARTICIPA DO I FÓRUM PARAIBANO ÁGUA E SAÚDE AMBIENTAL

Iuri Félix representou o município de Ingá no evento estadual realizado na capital

Representada pelo Coordenador da Vigilância Ambiental,  Iuri Félix, a Secretaria Municipal de Saúde de Ingá participou do I FÓRUM PARAIBANO ÁGUA E SAÚDE AMBIENTAL, realizado  pela Funasa na cidade de João Pessoa, durante o período de 17 e 18 de março.

O fórum foi aberto pela superintendente da Funasa, Ana Claudia Oliveira Nóbrega Vital do Rêgo, tendo como público alvo os gestores municipais, pesquisadores, estudantes universitários e servidores públicos com atribuições relacionadas à água e a saúde ambiental.

 Iuri Felix, participou das palestras e debates e falou sobre os diversos programas que a FUNASA disponibiliza, dentre eles: a qualificação dos recursos humanos do programa de Controle da Qualidade da Água para o Consumo Humano onde foi enfatizado a “qualidade na água” e não quantidade, Educação em Saúde Ambiental, Instalação de Poços Artesianos na Zona Rural entre outros disponíveis pela instituição.

A capacitação contou com diversas palestras tendo como temas: Saneamento Básico; Água Subterrânea e Meio Ambiente: aspectos quantitativos e qualitativos da preservação; Água Superficial: efeitos relacionados às cianobactérias; Abastecimento de água no semiárido; Qualidade da água de chuva; Controle da Qualidade da Água destinado ao consumo humano; Gestão de conflitos e participação social na proteção dos recursos hídricos e Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB).

Estiveram presentes técnicos da Superintendência Estadual da Funasa na Paraíba (Suest/PB) e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O Coordenador ainda lembrou que a FUNASA realizará o curso de Estruturação e Implementação de consórcios públicos de saneamento, no qual será uma ótima oportunidade para capacitação para o interessandos na área, uma vez que a inscrição é gratuita. O curso será realizado no Auditório da Superintendência Estadual da Funasa na Paraíba – Suest/PB, localizado na Rua Prof. Geraldo Von Shosten, 285 – Jaguaribe – João Pessoa/PB, entre os dias 07 e 11 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Assemae: www.consorciospublicos.org.br.

Vale ressaltar que o município de Ingá precisa urgentemente elaborar o  seu Plano de Saneamento Básico e a Implantação dos aterros sanitários, cujo o prazo se encerra em agosto de 2014.

Ascom/Secretaria de Saúde