Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PB tem 210 mil pessoas com diabetes; doença já matou 1,1 mil paraibanos em 2015

Exame para detecção da diabetes

Com cerca de 5,3% da população com diabetes, uma média de 210 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde, a Paraíba já registrou 1.190 mortes pela doença apenas neste ano. A diabetes é uma das cinco que mais matam no mundo e pode ocasionar cegueira, derrame cerebral, impotência sexual, infecções e insuficiência renal. Na Capital, o Ministério da Saúde estima que 4,7% da população, ou mais de 37 mil pessoenses, tenham a doença.

Na manhã desta sexta-feira (13), os pessoenses que passaram pelo Ponto de Cem Réis puderam realizar exames gratuitos e receber orientações de prevenção a diabetes.

A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os hospitais Clementino Fraga e Edson Ramalho, a Faculdade Maurício de Nassau e a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seccional Paraíba, é em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado neste sábado (14).

Os usuários puderam realizar avaliação dos ‘pés do diabético’, verificação de pressão arterial, avaliação antropométrica, orientação nutricional e sobre o tabagismo, apoio psicológico ao tabagista, além do teste Fargerstrom, que visa analisar o grau de dependência de nicotina do organismo e orientações sobre prática integrativas.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da SES, Gerlane Carvalho, a ação conseguiu conscientizar pessoas e levar mais conhecimento sobre a diabetes.

“A nossa intenção foi trazer para um dos pontos mais movimentados no centro de João Pessoa todos os serviços que atendam as necessidades dos diabéticos; dos familiares que querem ajudar quem tem a doença e também de quem quer se prevenir contra o problema,” disse Gerlane Carvalho.

O diagnóstico precoce da diabestes, seguido do controle do nível de açúcar no sangue, contribui para a manutenção de uma boa saúde.

A hereditariedade, obesidade, infecções graves, gravidez, cirurgias, estresse, envelhecimento e sedentarismo são alguns dos fatores que concorrem para o aparecimento do diabetes.

Como principais sintomas, a diabetes apresenta sede exagerada, perda de peso, muita fome, desânimo, fadiga, tremores, visão embaraçada e cicatrização difícil.

Portal Correio