Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Os microchips que permitem pagamento com a mão estão se tornando mais populares no mundo. Veja como funciona

Ele não precisa usar dinheiro, cartão bancário ou celular para pagar. Em vez disso, ele simplesmente coloca a mão esquerda perto do leitor de cartão e o pagamento é feito.

 

“As reações que recebo dos caixas são inestimáveis”, diz Paumen, que trabalha como segurança. Ele pode pagar usando apenas a mão porque em 2019 ele teve um microchip pago injetado sob sua pele.

 

“O procedimento dói tanto quanto quando belisca a pele”, diz Paumen.

 

A primeira vez que um microchip foi implantado em um ser humano foi em 1998, mas foi apenas na última década que essa tecnologia se tornou comercialmente disponível.

A empresa anglo-polonesa Walletmor diz que se tornou a primeira empresa no ano passado a colocar chips de pagamento implantáveis à venda.

O implante

Paumen tem um chip sob a pele de sua mão esquerda que acende quando ele entra em contato próximo com uma máquina de pagamento

 

“O implante pode ser usado para comprar uma bebida na praia do Rio, uma cafeteria em Nova York, um corte de cabelo em Paris – ou no supermercado local”, diz o fundador e executivo-chefe Wojtek Paprota. “Pode ser usado onde quer que os pagamentos sem contato sejam aceitos.”

 

O chip Walletmor, que pesa menos de um grama e é ligeiramente maior que um grão de arroz, consiste em um microchip minúsculo e uma antena de um biopolímero — um material de origem natural, semelhante ao plástico.

Paprota diz que o chip é totalmente seguro, tem aprovação regulatória e funciona imediatamente após ser implantado. Também não requer bateria ou outra fonte. A empresa diz que vendeu mais de 500 chips.

 

A tecnologia que o Walletmor usa é a comunicação de campo próximo ou NFC – o sistema de pagamento de abordagem em smartphones. Outros implantes de pagamento são baseados na identificação por radiofrequência (RFID), que é a tecnologia semelhante normalmente encontrada em cartões de débito físico e crédito por aproximação.

Um raio-x mostrando um implante Walletmor, que é injetado na mão de uma pessoa após um anestésico local

Para muitos de nós, a ideia de ter um chip implantado em nosso corpo é horrível, mas uma pesquisa de 2021 com mais de 4.000 pessoas no Reino Unido e na União Europeia descobriu que 51% considerariam ter um implante.

No entanto, sem fornecer uma porcentagem, o relatório acrescentou que “questões de invasão e segurança continuam sendo uma grande preocupação” para os entrevistados.

Paumen diz que não tem nenhuma dessas preocupações.

“Os implantes de chip contêm o mesmo tipo de tecnologia que as pessoas usam diariamente”, diz ele, “desde verificações de chaveiros até portas destrancadas, cartões de transporte público como o cartão Oyster [transporte público de Londres] ou cartão de pagamento sem contato”.

“A distância de leitura é limitada pela pequena bobina de antena dentro do implante. O implante deve estar dentro do campo eletromagnético de um leitor RFID [ou NFC]. Somente quando há um acoplamento magnético entre o leitor e o transponder é que o implante pode ser lido.”

Ele acrescenta que não está preocupado em ter seu paradeiro rastreado.

“Os chips RFID são usados em animais de estimação para identificá-los quando são perdidos”, diz ele. “Mas não é possível localizá-los usando um implante de chip RFID — o animal desaparecido precisa ser encontrado fisicamente. Então todo o corpo é escaneado até que o implante de chip RFID seja encontrado e lido.”

No entanto, o problema com esses chips (e o que causa preocupação) é se no futuro eles se tornarão cada vez mais avançados e cheios de dados privados de uma pessoa. E se essa informação é segura e se uma pessoa pode realmente ser rastreada.

A especialista em Tecnologia Financeira Theodora Lau é coautora do livro Beyond Good: How Technology Is Leading A Business Driven Revolution .

Ela diz que os chips de pagamento implantados são apenas “uma extensão da internet das coisas”. Ou seja, é uma nova maneira de conectar e trocar dados.

Theodora Lau diz que no futuro precisaremos saber o limite de implantes

No entanto, embora ela diga que muitas pessoas estão abertas à ideia – porque tornaria o pagamento das coisas mais rápido e mais fácil – o benefício deve ser pesado contra os riscos. Especialmente quando os chips começam a carregar mais informações pessoais.

Quanto estamos dispostos a pagar por conveniência?”, Diz ela. “Onde desenhamos a linha quando se trata de privacidade e segurança? Quem protegerá a infraestrutura crítica e os humanos que fazem parte dela?”

Nada Kakabadse, professor de Política, Governança e Ética na Henley Business School na Reading University, também é cauteloso sobre o futuro de chips mais avançados.

“Há um lado negro da tecnologia que tem potencial para abusos”, diz ela. “Para aqueles que não amam a liberdade individual, ela abre novas e sedutoras visões de controle, manipulação e opressão. E quem é o dono dos dados? Quem tem acesso aos dados? E é ético fritar as pessoas como fazemos com animais de estimação?”

O resultado, ela adverte, pode ser “o desempoderamento de muitos em benefício de poucos”.

Steven Northam, professor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Winchester, diz que as preocupações são injustificadas. Além de seu trabalho acadêmico, ele é o fundador da empresa britânica BioTeq, que fabrica chips sem fio implantados desde 2017.

Seus implantes são destinados a pessoas com deficiência que podem usar os chips para abrir portas automaticamente.

Temos consultas diárias”, diz ele, “e realizamos mais de 500 implantes no Reino Unido — mas o Covid causou alguma redução na demanda.”

“Essa tecnologia é usada em animais há anos”, argumenta. “São objetos muito pequenos e inertes. Não há riscos.

Nos Países Baixos, Paumen se descreve como um “biohacker” — alguém que coloca peças de tecnologia em seu corpo para tentar melhorar seu desempenho. Possui 32 implantes no total, incluindo chips para abrir portas e ímãs embutidos.

“A tecnologia continua evoluindo, então continuo coletando mais”, diz ele. “Meus implantes melhoram meu corpo. Eu não gostaria de viver sem eles”, diz ele.

“Sempre haverá pessoas que não querem modificar seus corpos. Devemos respeitar isso — e eles devem nos respeitar como biohackers.”

Reproduzido Rede Brasil Oficial