Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Na PB, animais ajudam na recuperação de pacientes

Na PB, animais ajudam na recuperação de pacientes

Animais costumam ser uma ótima companhia para seus donos. Além de carinhosos e divertidos, os bichos podem ajudar até no combate à depressão. Em hospitais da Paraíba, os cachorros tem tido um papel especial na recuperação de crianças internadas.

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande e o Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, a visita peluda e de quatro patas tem feito toda a diferença.

Segundo a pediatra Noadja Cardoso, a interação das crianças com os pets deixa a criança feliz, motivada durante a internação, o que ajuda a adaptação em uma rotina hospitalar. O sistema imunológico é um dos mais beneficiados com as visitas, que é fortalecido por conta dos momentos de descontração.

No Trauma de Campina Grande, Negão é aguardado todas as quartas-feira. Ele visita a ala infantil com seu dono e é a alegria das crianças.  “Eles ficam perguntando que horas o cachorro vai chegar, ficam muito ansiosos até a hora dele vir”, conta Noadja ao Portal MaisPB.

A cãoterapia costuma ser usada em hospitais e asilos. De acordo com o psicólogo Moisés de Lima André, a interação e o contato dos animais funcionam como uma terapia para os internos e tentam retirar da criança a imagem do hospital como um ambiente hostil.

“O ambiente hospitalar tem essa coisa meio engessada, então nós do Hospital de Trauma estamos trabalhando na perspectiva de minimizar o sofrimento hospitalar, o impacto institucional causado por esse ambiente”, pontuou.

Em João Pessoa, o projeto “Cão Solidário” tem a mesma proposta. A terapia é um projeto do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com o Hospital Universitário da capital.

A visita acontece aos domingos e dura cerca de uma hora. Para participar, os animais precisam se enquadrar em um protocolo com alguns requerimentos. Assim como no Trauma de Campina, o animal deve ter sido adestrado, ter vacinação em dia, estar higienizado, vermifugado e apresentar bom comportamento.

Caroline Queiroz – MaisPB