Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Médicos da FAP paralisam atividades por falta de repasse do SUS

Médicos da FAP paralisam atividades por falta de repasse do SUS

Pelo menos 74 médicos da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) cruzaram os braços nessa quinta-feira, 8, e não devem realizar cirurgias oncológicas na unidade, devido à falta de pagamento, que se estende desde setembro de 2017.

Segundo o presidente da Fundação, Helder Macedo, a Secretaria de Saúde de Campina Grande é a detentora dos recursos do SUS no município, mas não repassou o montante completo para a unidade, por isso a incapacidade de realizar os pagamentos aos profissionais.

Foto: Paraíbaonline

Foto: Paraibaonline

– O que foi repassado do recurso do SUS foi apenas 45% e temos ainda 55% para recebermos, esse valor gira em torno de R$ 1 milhão e 200 mil e estamos com a folha de pagamento para início de fevereiro comprometida. A secretaria repassou uma parte menor dos recursos referente ao mês de janeiro, mas até agora estamos aguardando o restante até essa sexta-feira – disse.

Helder disse que recebeu um ofício dos médicos da unidade de que ontem seria dado início à paralisação, o que compromete especialmente a cirurgia de câncer.

Ele disse que os serviços de maior complexidade serão transferidos para outros hospitais, e os que forem de menor serão remarcados.

A assessoria da Secretaria de Saúde de Campina Grande informou que hoje será realizado um repasse no valor de R$ 400 mil e que até a próxima semana o restante do valor devido será quitado.

*Informações da Rádio Campina FM