Alguns alimentos são afrodisíacos, ou seja, estimulam o desejo sexual e até melhoram o desempenho na hora da relação. Eles são ricos em nutrientes que atuam na produção de hormônios, aumentam a libido e aceleram a circulação do sangue. Um bom exemplo é o zinco, um mineral que ajuda na produção de testosterona, hormônio responsável pelo impulso sexual.
Você sabe de onde vem o termo afrodisíaco? Do grego Aphrodisia, que significa prazer sexual e remete à Afrodite, a deusa grega do amor e da sexualidade.
Então, veja alguns exemplos desses alimentos e prepare o cardápio para apimentar a relação com seu parceiro ou parceira:
1 . Frutos do mar
Além de zinco, possui ácidos responsáveis pela liberação dos hormônios sexuais. Devido ao alto nível de zinco, as ostras são consideradas um ótimo afrodisíaco.
2 . Amêndoa
Símbolo da fertilidade, a amêndoa possui vitamina E, ácido fólico e arginina, um aminoácido bom para o relaxamento dos vasos.
3 . Ovo
Ajudam a melhorar a libido, pois são ricos em vitaminas B5 e B6, importantes na produção hormonal.
4 . Tomate
Pesquisas mostram que a sopa de tomate aumenta o conteúdo de licopeno (antioxidante) no sêmen, ajudando a diminuir o estresse oxidativo e melhorando a fertilidade dos homens.
5 . Aspargo
Contém ácido fólico, um importante nutriente para a produção de esperma. Nas mulheres, contribui para a maturação do óvulo, implantação do embrião e crescimento fetal.
6 . Chocolate
Possui tiramina e feniletilamina, que são as chamadas “drogas do amor”. Ajuda a aumentar o desejo sexual e o prazer feminino. Também contribui para o aumento da produção dos neurotransmissores do prazer: dopamina, serotonina e endorfina.
7 . Mel
Aumenta a produção de histamina, uma substância vasodilatadora, que ajuda na circulação do sangue e no bom desempenho sexual. Seu poder afrodisíaco deu origem ao termo “lua de mel”.
8 . Pimenta
Também estimula a circulação do sangue, tanto no homem quanto na mulher. Recomenda-se principalmente a pimenta caiena e a pimenta malagueta.
9 . Romã
Aumenta a produção de óxido nítrico, substância que induz a vasodilatação. O suco dessa fruta pode melhorar a disfunção erétil em homens e aumentar o desejo sexual em mulheres.
10 . Melancia
Rica em citrulina, que tem efeitos no sistema cardiovascular, e arginina, um vasodilatador. Estudos demonstram que possui efeito semelhante ao viagra. Ajuda a melhorar a concentração de esperma.
11 . Semente de abóbora
Fonte de magnésio, é um importante nutriente para a produção de óxido nítrico. Também age contra a ejaculação precoce.
12 . Geleia real
Composta por proteínas, açúcares, lipídios e vitaminas, tem ação hipotensiva e vasodilatadora.
Fotos: Thinkstock
Dra. Lucyanna Kalluf é graduada em Nutrição e Farmácia e Bioquímica (PUC –PR). Mestre em Medicina Interna – Depto. de Clínica Médica Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Farmacognosia- Ciências Farmacêuticas/UFPR. Especialização em Nutrição Clínica Funcional. Formação em Antroposofia na Saúde – ABMA-SP. Nutricionista colaboradora da Resolução n.402/2007 do Conselho Federal de Nutricionistas, que regulamenta a prescrição fitoterápica pelo nutricionista. Autora do livro “Fitoterapia Funcional: dos princípios ativos à prescrição dos fitoterápicos”. Professora de cursos de Pós-graduação e de extensão em todo país e Diretora da Natunutry Núcleo Nutrição e Clínica Personalizada em São Paulo.