Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Hemocentro realiza coleta externa de sangue neste sábado em Tambaú

Hemocentro realiza coleta externa de sangue neste sábado em Tambaú

 

O Hemocentro da Paraíba, em parceria com a ONG Doe Sangue-PB, participará de mais uma edição do McDia Feliz, neste sábado (25), das 8h30 às 16h, realizando uma coleta externa de sangue no estacionamento do McDonald’s da Avenida Ruy Carneiro, em João Pessoa. A atividade tem como objetivo incentivar a doção de sangue, além de divulgar informações sobre o cadastro para doação de medula óssea.

 

Dentre os critérios para a doação de sangue é preciso ter entre 16 a 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pai ou mãe), estar bem de saúde, pesar acima de 50 quilos, apresentar um documento oficial e original com foto, podendo ser carteira de identidade, carteira de motorista, ou ainda, de trabalho.

 

Para doar sangue o voluntário deve comparecer ao evento bem alimentado, evitando alimentos gordurosos, além de evitar ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos 2 horas.

 Durante a coleta externa, profissionais do Hemocentro também vão tirar dúvidas sobre os procedimentos para se inscrever no cadastro para ser doador de medula óssea.

A coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas, Elaine Santana, destaca que entre 2016 e 2017 houve o aumento de 5,74% no número de doações. Já em 2018, no comparativo de janeiro e julho, houve um aumento de 3,45% com relação ao ano anterior.

Apesar dos dados, a coordenadora esclarece que em paralelo ao aumento de doações ocorre o crescimento exponencial das demandas da sociedade, fator que exige ações e campanhas de doação constantes para manter o estoque estratégico da instituição.

Para incentivar a doação de sangue e difundir a cultura da doação regular, o Hemocentro da Paraíba, além de coletas externas, oferece o serviço de Caravana Solidária, que transporta grupos de doadores até a instituição e os leva de volta para o local de partida.

Para agendar uma das atividades, os interessados devem entrar em contato com a equipe do Serviço Social do Hemocentro pelo e-mail ([email protected]) ou pelo telefone 3218-7698.