Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Hemocentro da Paraíba altera horário de atendimento ao doador nesta segunda-feira

Hemocentro da Paraíba altera horário de atendimento ao doador nesta segunda-feira

 

O atendimento aos candidatos à doação de sangue na próxima segunda-feira (2) no Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, será das 7h às 10h. A alteração acontecerá em virtude do jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa 2018. Já o serviço de dispensação de sangue e hemocomponentes para rede hospitalar pública e privada no Estado permanecerá em regime de plantão 24 horas.

 

“A doação de sangue irá funcionar, porém em horário especial. É importante que o candidato à doação compareça ao Hemocentro para nos ajudar a manter o estoque de sangue”, explica a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas, Elaine Santana.

 

Na terça-feira (3), o horário de atendimento ao doador retornará ao expediente normal, ou seja, das 7h às 17h30.

 

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, portar um documento oficial de identificação com foto, podendo ser a carteira de identidade, de habilitação ou de trabalho. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pai ou mãe) para poder doar.

 

Preparação – No dia da doação é recomendado que o doador compareça ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos e, após o almoço, será preciso aguardar duas horas para doar. Também é necessário ter um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos duas horas.