Gosto avinagrado ou rançoso? Seu azeite pode ser falso. Empresas usavam a mistura de azeito com óleos de soja e de origem desconhecida na produção

azeite de oliva
shutterstock

Azeites foram alvo de operação do Ministério da Agricultura, que identificou 33 marcas irregulares

Depois que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a  suspensão da venda de 33 marcas de azeites de oliva por causa de adulterações no produto, o consumidor passou a ficar mais atento na hora de escolher a marca para comprar.

Segundo o órgão do governo, a maioria das irregularidades identificadas nos azeites falsos se referem a mistura do azeite de oliva com óleo de soja ou outros óleos de origem desconhecida.

O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) pesquisou os lotes irregulares apurados pelo governo e mostrou que 80% das empresas autuadas ficam localizadas no Paraná ou Minas Gerais – sendo Minas o segundo estado com mais produtoras de azeite de oliva cadastradas e atestadas no Brasil.

O primeiro lugar do ranking de mair produtoras fica com Rio Grande do Sul, onde é produzido 90% do azeite mais autêntico extravirgem brasileiro e não tem nenhuma empresa na relação do Ministério da Agricultura.

Apesar disso, de acordo com o Agrolink , a maioria das marcas brasileiras estão em conformidade com as exigências de produção e qualidade para um azeite extravirgem. Os produtos retirados do mercado pelos técnicos do Mapa são, em sua quase totalidade, de marcas importadas ou envasadas por empresas clandestinas.

azeite
shutterstock

O sabor do azeite pode ser um fator para identificar se o produto é falsificado ou não

Para não cair em nenhuma armadilha, o Ibraoliva ensina como identificar azeites falsificados:

  1. Desconfie de azeites muito baratos, afinal, são necessários de 5 à 14 kg de azeitona para se elaborar 1 litro de azeite.
  2. Observe a data de envase ou safra de origem. Os benefícios desse produto se manifestam quanto mais fresco o alimento for.
  3. Teste antes de levar para casa. Azeites Extra Virgens têm características sensoriais muito bem determinadas: é preciso exalar frescor. Fuja se lembrar notas rançosas, fermentadas ou avinagradas.

A suspensão feita pelo Mapa é resultado da Operação Isis do Ministério da Agricultura, iniciada em 2016. As amostras das marcas de azeite em que as irregularidades foram identificadas, foram colhidas e analisadas entre 2017 e 2018.