Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Como calcular período fértil: aprenda a identificar os sinais de seu corpo

Você sabe fazer o cálculo para identificar o período fértil? Veja os principais sinais do corpo e aprenda a não errar na conta

Entender a forma exata de como calcular período fértil é muito importante para quem quer compreender o funcionamento do organismo. Além disso, reconhecer os sinais e as alterações são parte do processo de autoconhecimento da mulher.

Saber calcular período fértil é uma importante forma de autoconhecimento
Pinterest

Saber calcular período fértil é uma importante forma de autoconhecimento

O ciclo menstrual dura em média 28 dias na maioria das mulheres e no meio do ciclo está o período fértil.  É nesse momento que as chances de engravidar são maiores.  Por isso, é recomendável saber como calcular período fértil, desejando ou não a gravidez.

Como calcular?

Para você conseguir estimar a data do período fértil, é preciso contar 14 dias a partir do primeiro dia da última menstruação.  “Como média de segurança, consideramos que a ovulação ocorre entre três dias antes e três dias depois dessa data”, explica a médica Fernanda Rossi.

Ela ressalta que só é possível calcular o período fértil de mulheres que tem um ciclo menstrual regular, ou seja, quando há uma regularidade na menstruação e ela acontece sempre no mesmo período todo mês.

Sendo assim, o cálculo do período em mulheres com o ciclo irregular pode ser pouco confiável e não é aconselhável como método contraceptivo. Dessa forma, Fernanda orienta que as mulheres que não desejam engravidar busquem outras formas de contracepção.

Mudanças no corpo

Durante o ciclo menstrual, o organismo da mulher se prepara para receber uma possível gestação. Por conta disso, é possível perceber uma série série de mudanças e alterações no próprio corpo.

No período fértil, isso não é diferente. Segundo a médica, o corpo pode presentar alguns sinais como o aumento da libido, que acontece devido à uma maior quantidade do hormônio progesterona no organismo. É possível sentir o muco vaginal mais consistente, elástico e transparente que em relação aos outros dias do mês.

Também é comum sentir uma leve dor na região pélvica, geralmente do lado do ovário em que o óvulo foi liberado.  A temperatura basal do corpo também pode aumentar cerca de 0,3 a 0,8 graus celsius. Com a alteração hormonal, também é comum o aparecimento de acnes.

Sabendo reconhecer esses sinais do corpo a tarefa de calcular período fértil fica mais fácil e pode ajudar a evitar ou facilitar uma gravidez.

Fonte: Delas – iG vavadaluz