Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ordem Maçônica com mais de 700 anos chega ao Brasil

Ordem Maçônica com mais de 700 anos chega ao Brasil

Fundada há mais de 700 anos e considerada por muitos a Mãe da Maçonaria, a Ordem Real de Heredom de Kilwinning Internacional está instalada no Brasil agora.

Foto: Ordem Real de Heredom de Kilwinning / DINO

Em 2017, a Ordem Real de Heredom chegou ao Brasil via Argentina.

E chegou em terras Brasileiras graças ao trabalho do Grão-Mestre da Ordem Real, Sr. Wagner Caparelli, detentor de um extenso curriculum e experiência maçônica nacional e internacional, dentre eles os graus Knight Templar Americano e Inglês, Cavaleiro de Malta e inúmeros outros Altos Graus.

O Grão Mestre Wagner Caparelli conseguiu as autorizações internacionais necessárias para trazer e praticar o Rito de Heredom no Brasil, fundando assim a potência legítima regular e reconhecida por todos, o “Grande Capítulo Soberano da Ordem Real de Heredom de Kilwinning para o Brasil” que detém todos os antigos graus maçônicos da Maçonaria Operativa.

No Brasil, a Ordem já está se estabelecendo nas grandes capitais e demais estados brasileiros.

A Ordem Real possui regularidade internacional, o que significa que os membros podem participar e encontrar irmãos em diversos países, tais como: Argentina, Chile, Escócia, Espanha, França, Itália, México, Paraguai, Peru, Venezuela e outros.

A Maçonaria na história e no mundo

De acordo com a Ordem, a Maçonaria é uma sociedade que tem por fim principal o desenvolvimento do princípio da fraternidade e da filantropia.

Sua origem remonta ao século XIV, denominada Maçonaria Operativa, ainda, de Ofício. Seu primeiro documento escrito data de 1390, chamado “Poema Régio”.

No princípio, a Maçonaria era tida como uma sociedade semi-secreta que protegia os arquitetos e pedreiros, criadores e construtores dos grandes castelos e igrejas da época.

Um pouco da história da Ordem Real é ilustrada nos filmes “Coração Valente”, com o ator Mel Gibson e o recente filme da Netflix “Legítimo Rei”, que narra a Batalha de Bannockburn, em que o Rei Robert the Bruce, em meados de 1314, na Escócia, luta pela independência contra a Inglaterra, tendo ajuda dos Cavaleiros Templários para vencer, e na enigmática Capela de Rosslyn, Escócia, que aparece no final do filme “O Código da Vinci” foi um dos vários locais que os Cavaleiros se refugiaram das perseguições.

O Grão Mestre da Ordem Real de Heredom de Kilwinning Internacional, Sr. Wagner Caparelli, define assim a Ordem Real no Brasil:

O Heredom não é um alimento para o corpo e sim para alma. O Heredom é diferente de tudo já visto, é uma doutrina, fonte de saber e transformação, tendo propriedades intelectuais, a Ordem Real do Brasil tem a posse de umas das várias relíquias dos Maçons Operativos, e tem como fonte de energia e sabedoria milenar ancestral uma pedra bruta vulcânica vinda das profundezas da Terra, que simboliza o Sol, a Iluminação, chamada pelos antigos maçons da Antiguidade como a Pedra de Deus “El Shaddai”.”

A Ordem Real de Heredom de Kilwinning Internacional preserva a história e a ancestralidade, seguindo as Constituições e os preceitos maçônicos mais antigos.

Com humildade e simplicidade, traz ao Brasil a essência pura da Maçonaria Operativa, pois – de acordo com a Ordem – o Rito de Heredom é feito de forma totalmente artesanal, trazendo de volta o espírito dos verdadeiros Pedreiros e Cavaleiros Templários.

Os princípios básicos da Maçonaria, praticados pela Ordem Real são:

– A liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações;

– A igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, raça ou nacionalidade;

– A fraternidade de todos os homens, considerando que são todos filhos do mesmo Criador.

Vagas Abertas

A Ordem Real de Heredom está com inscrições abertas para a filiação de novos membros. Esse é um processo rigoroso, onde o candidato precisa ter o perfil exigido pela Ordem, como explica o Grão-Mestre Wagner Caparelli:

“O candidato deve ser homem livre e de bons costumes; ser consciente de seus deveres para com a pátria, seus semelhantes e consigo mesmo; ter uma profissão ou ofício lícito e honrado que lhe permita prover as suas necessidades pessoais e de sua família e a sustentação das obras da instituição“.

E conclui: “Não é necessário que o candidato renuncie à sua religião, desde que ele acredite em um só Criador, o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus.

Mais informações sobre a Ordem Ral Maçônica podem ser encontradas no site oficial da HRDM, ou através dos templos:

Templo Maçônico – Vila Leopoldina

Avenida Imperatriz Leopoldina, nº 1021 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP

Segunda-feira à sexta-feira das 10:00 às 17:30

Fone: (11) 3253-0283

Templo Maçônico – Av. Paulista

Av. Paulista, 568 – 1º Andar – Bela Vista, São Paulo – SP.

Funcionamento: Terças-feiras e Quintas-feiras das 16:00 às 19:00

Website Oficial: https://www.hrdmoficial.com.br/

Website: https://www.hrdmoficial.com.br