Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ATENÇÃO JOVENS E ATENÇÃO PAIS ! : MAÇONARIA PRETENDE CRIAR A ORDEM DEMOLEY EM INGÁ, VEJA O QUE É E COMO FUNCIONA

 

Ordem DeMoley

Um acidente numa caçada aconteceu em 1919, em Kansas City, Missouri, Estados Unidos da América, deixando sem pai uma família na qual Louis Lower era um menino entre 13 e 14 anos. Após o falecimento de seu pai, Louis Lower transferira a figura de seu pai ao amigo da família, o Maçom Frank Sherman Land, com o qual buscava constantemente conselhos e orientações e a quem pediu seu primeiro emprego.

Após constantes conversas com Lower, Frank Land reconheceu que o desejo do rapaz de atenção paternal não era limitado somente a ele, mas que se estendia a inúmeros outros jovens que tivessem pais ou não. Surgiu para Land, então, a idéia de formar uma Organização Juvenil que proporcionasse e devido treinamento e guia para uma melhor cidadania, uma organização de jovens que proporcionasse elevados valores patrióticos.

“Tio Land” disse a Lower o seu pensamento, solicitando sua ajuda para formar um clube de rapazes, pedindo que ele convidasse alguns amigos de Escola Secundária para uma reunião. Eles iriam organizar o clube.

Foi em Fevereiro de 1919 que Louis Lower e oito de seus amigos se reuniram no templo de uma Loja do Rito Escocês com Frank Sherman com a finalidade de formar uma nova organização de jovens. Nunca nenhum deles poderia sonhar, menos ainda Frank, que no espaço de 40 anos o Movimento estaria ativo em 14 países e territórios tendo assim iniciado centenas de milhares de rapazes e algumas personalidades mundiais.

A inspiradora idéia de formação de um clube jovem de cunho educacional foi muitíssimo bem recebida por todos os nove rapazes. Surgiu então a questão de como chamar essa nova organização. Frank citou vários nomes famosos, porém nenhum agradava os rapazes de modo especial. Um dos jovens sugeriu que por estarem num Templo Maçônico, alguma figura histórica ligada à maçonaria deveria ser lembrada.

Aceita, por um determinação do destino, a sugestão tomou corpo quando Land mencionou o nome de Jacques DeMolay. Este nome cativou imediatamente cada um dos jovens. Quando eles ouviram que DeMolay fora o último Grão-Mestre dos Cavaleiros Templários e morrera como um mártir da lealdade e tolerância, eles unanimemente concordaram que DeMolay seria a escolha, usando a pronúncia inglesa.

Em 18 de Março de 1919, os noves jovens com 24 de seus amigos reuniram-se novamente no Templo Maçônico, organizando oficialmente a Ordem DeMolay, com o número ideal de 33 jovens.

Foi somente 20 anos mais tarde que Frank Land descobriu que 18 de Março era aniversário de morte de Jacques DeMolay, em 1314.

Na segunda reunião, Louis Lower foi o primeiro a fazer a promessa DeMolay sobre a Bíblia que Land havia recebido em St. Louis quando tinha 12 anos, por ter freqüentado a Escola Dominical durante 10 anos consecutivos. Os primeiros oito DeMolays prestaram uma homenagem a Lower.

“Tio Land” sempre dava sugestões valiosas quando precisavam nas reuniões, em especial em uma das primeiras reuniões, em que alguém sugeriu limitar o número de integrantes a 75. “Tio Land” explicou que seria egoísmo pois a organização deveria ser boa para todos, não para alguns. As palavras de “Tio Land” pareciam ter atuado como a luz verde, pois em menos de 1 ano, o Capítulo “Mãe do Mundo”, em Kansas aumentou para o número de 3000 jovens iniciados. O Ritual DeMolay foi escrito pelo Maçom e Jornalista Frank Marshall na primavera de 1919, e permanece inalterado até hoje, exceto por poucas palavras.

A organização tornou-se também bem sucedida e conhecida por serviços de caridade, treinamento da cidadania e atividades sociais sadias. A Ordem DeMolay realmente assegurou-se uma História imortal de sucessos, através de seu trabalho para treinar lideres e garantir um mundo melhor para o futuro.

A Ordem DeMolay possui dois graus, tendo sido o Maçom, escritor e jornalista, Frank Marshall, o responsável pela redação dos respectivos rituais, os quais são praticados até hoje com as seguintes denominações:

1. Grau Iniciático;

2. Grau De Molay.

As atividades da Ordem DeMolay são realizadas através de Capítulos subvencionados e patrocinados por Lojas Maçônicas, ou por um grupo de, pelo menos, nove Mestes-Maçons. Cada Capítulo é supervisionado por Conselheiros Maçons, sendo as suas atividades dirigidas por um jovem DeMolay com o título de Mestre Conselheiro. Em um Capítulo De Molay, o jovem conhece um mundo em que pode confiar, abrindo seu coração sem medo, seguro do respeito de seus Irmãos e da compreensão de seus Tios Maçons.

Além da presença dos Conselheiros, exerce atividade auxiliar o Clube dos Pais, constituído de pais e mães dos jovens e das esposas dos Conselheiros.

O Brasão DeMolay

Cada parte do emblema DeMolay possui um significado particular para um membro da Ordem DeMolay.

A PÉROLA E OS RUBIS, dez no total, são simbólicas do Fundador Frank Sherman Land, e dos nove DeMolays originais – Louis G. Lower, o primeiro DeMolay; Ivan M. Bentley; Edmund Marshall; Gorman A. McBride; Jerome Jacobson; William W. Steinhilber; Elmer Dorsey; Clyde C. Stream e Dalph Sewell. Os rubis são os membros falecidos e as pérolas eram dos membros vivos.

O ELMO é emblemático da nobreza, sem a qual não haveria o caráter.

A LUA CRESCENTE é um sinal de segredo e serve para relembrar os DeMolays do seu dever de jamais revelar os segredos da Ordem ou trair a confiança de um amigo.

A CRUZ BRANCA DE CINCO BRAÇOS simboliza a pureza de intenções e o lema da Ordem – “Nenhum DeMolay fracassa como cidadão, como um líder ou como um homem”.

As ESPADAS CRUZADAS denotam Justiça, Força e Cortesia. Elas simbolizam a incessante guerra do DeMolay contra a arrogância, despotismo e intolerância.

As ESTRELAS em torno do crescente são simbólicas da esperança e sempre nos relembra das obrigações que um Irmão da Ordem tem para com o outro.

Princípios de um DeMolay

A associação a um Capítulo DeMolay é limitado a rapazes que:

1. Não tenham ainda 21 anos, mas pelo menos 13 completos;

2. Professem uma crença em Deus e reverenciem Seu Santo Nome;

3. Afirmem lealdade a seu País e respeito à Bandeira Nacional;

4. Aderem à prática de moral pessoal;

5. Fazem votos de seguirem os elevados ideais típicos das Sete Virtudes Cardeais da Coroa da Juventude;

6. Aprovem a filosofia da Irmandade Universal e a nobreza de caráter e exemplificada pela vida e morte de Jacques DeMolay;

7. Estejam cientes que o ingresso na Ordem DeMolay não lhes garantirá no futuro a iniciação em um Corpo Maçônico.

A Ordem DeMolay não tem pretensão e não deseja tomar o lugar do lar, da igreja ou da escola nessa busca de aperfeiçoamento, mas sim, coadjuvá-las com um programa de ensinamentos visando uma boa cidadania para seus membros.

No que diz respeito à religiosidade, a Ordem DeMolay cultiva a ampla liberdade de culto religioso. A veneração ao Livro Sagrado – que é a Bíblia – é a representação da religiosidade universal.

A Ordem DeMolay obtém seu objetivo oferecendo aos seus jovens adeptos o seguinte:

1. Saudável ocupação em suas horas livres;

2. Dignos associados e bons amigos;

3. O melhor dos ambientes;

4. Interessante e completo programa que atende todas as atividades do desenvolvimento juvenil.

Ética de um DeMolay

Um DeMolay serve a Deus;

Um DeMolay honra todas as mulheres;

Um DeMolay ama e honra seus pais;

Um DeMolay é honesto;

Um DeMolay é leal a ideais e amigos;

Um DeMolay executa trabalhos honestos;

Um DeMolay é cortês;

Um DeMolay é sempre um cavalheiro;

Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;

Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;

Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;

A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;

Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.

Objetivos e Filiação

A Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, tendo como objetivo formar entre os jovens de 13 a 21 anos de idade melhores cidadãos e a criação de líderes através do desenvolvimento da personalidade dos jovens. Não sendo uma instituição Maçônica, é unificada e dirigida por maçons, organizada em sua origem como Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, em Kansas City, EUA.

São jovens que estão procurando desenvolver o conjunto de fatores que formam a personalidade de todos os homens de bem que lutam pela emancipação pacífica e progressista da humanidade.

Frank Shermann Land, o fundador e idealizador da Ordem DeMolay, melhor definiu-a assim: “DeMolay é conforme uma religião que é difícil de definir. Trabalha de tantas maneiras e pratica tantas boas ações para e em benefício de um jovem que realmente tem que ser experimentada para ser totalmente compreendida, avaliada e apreciada”. Como primeira de suas atividades concretas, fica o conhecimento de que mais de 3,5 milhões de jovens já se ajoelharam perante os Altares da Ordem DeMolay em todo o mundo e que, atualmente, existem mais de 170.000 jovens em todo o mundo, com mais de 7.000 Capítulos sob o patrocínio de Grandes Lojas, Grandes Orientes, Supremos Conselhos, Lojas Simbólicas, Corpos Filosóficos, agrupamentos de Maçons etc., e que diversos Seniores DeMolay, como John Wayne, Walt Disney e Bill Clinton, tornaram-se homens de destaque no mundo.

E quanto mais isto se intensifica, os países do mundo inteiro ficam mais próximos uns dos outros, ligando-se através dos jovens DeMolay que desenvolvem as Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Assim, mais importantes se tornam as atividades e os esforços para alcançarmos a verdadeira compreensão mútua dos valores culturais e sociais de cada nação, independentemente de origem, raça, cor, nacionalidade, religião, língua e sexo.

Introdução da Ordem DeMolay no Brasil

Como sempre dizia o Fundador da Ordem, Frank Sherman Land, “É o começo que é mais importante…”.

Iniciado na Maçonaria em 1950, somente em 1970 o Irmão Alberto Mansur teve a oportunidade de conhecer, através da leitura do The New Age – Junho de 1969, comemorativo do cinqüentenário da Ordem DeMolay, o importante trabalho em favor da juventude, feito pela Maçonaria, patrocinando a Ordem DeMolay.

Esse conhecimento despertou naquele Irmão o sonho de trazer para o Brasil essa Organização, que viria a preencher uma lacuna existente na tradicional maçonaria brasileira, que se traduzia na absoluta ausência de jovens dentro de nossa fraternidade.

Tentou alguns contatos com o Supremo Conselho Internacional sem resultados, até que em meados de 1974 teve a honra de conhecer pessoalmente, no Rio de Janeiro, o Ilustre e saudoso Irmão George A. Newbury, 33º, Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho R.E.E.A. que participava da VII Reunião dos Soberanos Grandes Comendadores das Américas, e a quem confiou o seu desejo sobre a fundação da Ordem DeMolay no Brasil.

Após o regresso do Irmão George A. Newbury aos Estados Unidos da América, o Irmão Alberto Mansur recebeu carta do Supremo Conselho Internacional e as primeiras medidas para tornar seu sonho realidade começaram a se delinear. Como Soberano Grande Comendador do Rito Escocês Antigo e Aceito no Brasil, anunciava como meta prioritária de sua gestão a fundação da Ordem DeMolay no Brasil. Começou, então, um grande trabalho de divulgação da Ordem DeMolay o que despertou a atenção e o interesse de muitos maçons, conseguindo desse modo bons colaboradores para a Obra.

Cinco anos se passaram sem que uma atitude mais positiva por parte do Supremo Conselho Internacional fosse tomada, até o dia que teve a felicidade de encontrar em Boston, no ano de 1979, o então Grão Mestre Internacional, C. C. “Buddy” Falkner, 33º, Grande Líder e entusiasta da Ordem DeMolay e que imediatamente confiou no Irmão Mansur, autorizando-o a fundar a Ordem DeMolay no Brasil e o nomeando Oficial Executivo.

Começou, então, o Irmão Mansur, a tradução para o Português dos Rituais. Tornando realidade seu sonho, com a força que tem todos os sonhos, foi instalado o primeiro Capítulo da Ordem DeMolay no Brasil, no Rio de janeiro, no dia 16 de agosto de 1980, com 59 candidatos e tendo como patrocinador o Supremo Conselho do Grau 33º, R.E.A.A. do Brasil, tendo a felicidade de ver seu próprio filho, Jorge Alberto Mansur, como Mestre Conselheiro, concretizando sua aspiração de trazer os jovens para nosso convívio, realização impraticável de outra forma.

Em 12 de Abril de 1985 quando da visita do Grande Mestre Internacional Don W. Wright, 33º, para a Instalação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, existiam 26 Capítulos com mais de 3.000 iniciados.

O crescimento verificado se baseia no fato de que a Ordem DeMolay vem realmente ocupar um espaço desejado e sonhado por toda a sociedade, e que não tem similar em outras organizações. É esse o aspecto fundamental que se tem procurado ressaltar e que acredita-se residir a fórmula do sucesso da Ordem DeMolay. Para esse fim tem-se buscado o imprescindível apoio dos Grãos-Mestres Brasileiros. Muitos dos quais exercem hoje simultaneamente o cargo de Oficial Executivo para o seu Estado.

Acredita-se também que a melhor divulgação da Ordem DeMolay é a que é feita pelos próprios jovens. Para essa finalidade foi instituído um trabalho de apresentação feito diretamente nas Lojas Simbólicas em seu dia normal de sessão. A participação das esposas dos Maçons tem sido fundamental, não apenas como responsáveis pelos bolos e salgadinhos nas festividades, mas como ativas participantes do movimento.

A Ordem DeMolay apresenta dois aspectos fundamentais e de grande importância na sociedade contemporânea: A luta pela manutenção das Escolas Públicas – base essencial para qualquer desenvolvimento posterior, e a promessa da construção de um novo mundo com o melhor preparo de nossa juventude, que um dia assumirá o comando de todas as atividades.

Necessário se faz associar de forma bem destacada o envolvimento da Maçonaria com a Ordem DeMolay, nesse objetivo de transformar o futuro, buscando o aperfeiçoamento da juventude, mantendo acesa a chama do bem que existe em germe na natureza humana e especialmente no coração de todos os jovens, e porque verifica-se que esse ideal desperta o entusiasmo na sociedade fazendo com que inúmeros auxiliares surjam para ajudar na tarefa.

É importante considerar que ao ressaltar esse patrocínio da Maçonaria, fica bem claro também que a Ordem DeMolay não é restrita a filhos de Maçons ou parentes de Maçons, e sim que essa tem suas portas abertas a todos os interessados.

Atualmente a Ordem DeMolay já conta com o reconhecimento por lei, como Entidade de Utilidade Pública, e por Lei Municipal e Estadual no Rio de Janeiro, já tem o dia 18 de Março oficialmente como o “Dia da Juventude e da Ordem DeMolay do Brasil”.

Em Assembléia da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB) realizada, na tese “REVITALIZAÇÃO DA MAÇONARIA”, a Ordem DeMolay foi incluída como peça fundamental para atingir esse objetivo. Muitos Grãos Mestres já oficializaram a isenção de taxas para a iniciação de Senior’s DeMolays na Maçonaria, concedendo-lhes os mesmos privilégios que possuem os “Lowtons”.

Historiografia da Ordem DeMolay

1244


Nascimento de Jacques DeMolay.

1265


DeMolay ingressa na Ordem dos Cavaleiros Templários.

1298


Jacques DeMolay é eleito Grão-Mestre da Ordem do Templo.

1314


Jacques DeMolay é queimado vivo por sua fidelidade.

1890


Frank Shermann Land nasce em Kansas City, Missouri, em 21 de junho.

1912


Iniciação de Land na Maçonaria, em 25 de maio.

1914


Land começa a trabalhar na Divisão de Empregos do Rito Escocês Antigo e Aceito.

1919


Frank Land conhece Louis G. Lower e seus amigos, e nasce a idéia de um “Clube” para rapazes, em 19 de fevereiro. Os rapazes escolhem o nome “Conselho DeMolay” para o seu “Clube” em 24 de março. Primeira reunião do Conselho DeMolay em Kansas City, Missouri, organizado pelo fundador Frank S. Land. Ritual é escrito por Frank A. Marshall. O nome oficial é mudado para Ordem DeMolay.

1920


O segundo Capítulo é fundado em Omaha, Nebraska,

1921


Primeira reunião do Grande Conselho da Ordem DeMolay (que posteriormente se chamará Supremo Conselho Internacional)A Maçonaria passa a patrocinar a Ordem DeMolay.

1922


Nascimento de Alberto Mansur, em 7 de setembro, em Vargem Alegre-RJ.

1924


Inicia o Programa de Representante DeMolay (RD).

1925


Formação da Legião de Honra (Mais alta honraria da Ordem).

1929


Fundação da International DeMolay Alumni Association. (Reorganizada em 1984).

1933


Franklin D. Roosevelt é nomeado primeiro Grande Mestre Honorário.

1936


O Grau de Chevalier é aprovado (Primeiro ritual sem Frank Marshall).

1937


Primeira concessão da “Founder’s Cross” (Honraria concedida somente por Frank Land, sendo o total de 135). O original “Hall da Fama DeMolay” é iniciado por Frank Land.

1946


Aprovação da Ordem de Cavalaria (Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay).

1950


Alberto Mansur inicia na Maçonaria.

1959


Frank S. Land falece em 08 de novembro.

1967


Primeiro Congresso DeMolay Internacional.

1969


Celebração do Cinquentenário da Ordem DeMolay.

1974


Alberto Mansur é eleito Soberano Grande Comendador.

1980


Fundação da DeMolay no Brasil, em 16 de agosto.

1985


Instalação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, em 12 de abril. Primeira Corte de Chevaliers do Brasil é instalada (Corte Saldanha Marinho).

1986


O “Hall da Fama” é reorganizado Primeiro Capítulo Local da Alumni Association.

1989


Primeiro Congresso DeMolay Nacional.

1992


Primeiro Senior DeMolay eleito Presidente dos Estados Unidos da América (William J. “Bill” Clinton).

1993


A Ordem de Cavalaria é trazida para o Brasil, com a Instalação do Convento Sir Percival de Gales, em 04 de setembro. No dia 27 de novembro, é concedido pela primeira vez no Brasil, o Prêmio de Representante DeMolay para Yatã Gomez Ferrer No mesmo dia é concedido por vez primeira a Chave de Zorobabel ao Dr. Moacyr Arbex Dinamarco, SGC pela Instalação do Convento.

1994


Comemorações dos 75 anos da Ordem DeMolay. Fundação da Associação de Seniors DeMolays para o Brasil, em 05 de março.

1995


Aniversário dos 15 anos de Fundação da DeMolay no Brasil. Oficialização da Associação de Seniors DeMolays para o Brasil, em 18 de março.