Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TSE rejeita recurso do ex-governador Ricardo Coutinho e deixa socialista inelegível

TSE rejeita recurso do ex-governador Ricardo Coutinho e deixa socialista inelegível

No ano passado, a Corte decidiu pela inelegibilidade do político por abuso de poder político e econômico praticado nas eleições de 2014.

 

TSE torna Ricardo Coutinho inelegível após rejeitar recurso. (Foto: Walla Santos)

 

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou os embargos de declaração do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), nesta quarta-feira (26), tornando-o assim o socialista inelegível. No ano passado, a Corte decidiu pela inelegibilidade do político por abuso de poder político e econômico praticado nas eleições de 2014.

A defesa do socialista alegou que o TSE não levou em consideração o contexto da gestão pública da Paraíba, o que teria “induzido” a contratar os chamados “codificados” para que fossem mantidos os serviços essenciais. 

Em novembro do ano passado, o TSE concluiu o julgamento de três Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) contra Ticardo Coutinho, que concorria como candidato a prefeito de João Pessoa. 

De acordo com a proclamação do resultado dos recursos julgados pelo TSE, Ricardo teria ficado inelegível por oito anos, faltando apenas cinco dias para o primeiro turno das eleições municipais. 

Como o ClickPB apurou, os ministros da corte eleitoral decidiram que a inelegibilidade tenha imediata produção de efeitos, independente da produção de acórdãos. Ao todo, foram seis votos pela inelegibilidade e apenas um voto divergente, que foi do ministro Sérgio Banhos.