Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NUMA CANETADA SÓ : Juiz cassa mandato de todos os vereadores de cidade da Paraíba

Juiz cassa mandato de todos os vereadores de cidade da Paraíba

Os vereadores eleitos e os suplentes são suspeitos de lançar candidaturas laranja de três mulheres para cumprir a cota mínima de gênero de 30%.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O juiz Ricardo Henriques Pereira Amorim, da 40ª Zona Eleitoral em São José de Piranhas, cassou, nessa terça-feira (13), o mandato dos nove vereadores, e seus suplentes, eleitos em 2020 no município de Monte Horebe, no Sertão do estado. 

Conforme denúncia feito pelo Cidadania, os vereadores eleitos e os suplentes são suspeitos de lançar candidaturas laranja de três mulheres para cumprir a cota mínima de gênero de 30%.

Com a decisão, perderam os mandatos os seguintes vereadores: Edigley Cardoso Ferreira, Júlio Cézar Ferreira Braga, Márcio José Nogueira, Iranaldo Pereira de Sousa, Joaquim Leite De Brito, José Nilton Pereira Dantas, Agamoneo Dias Guarita Júnior, Valtiere Silva Barreiro, José Soares De Sousa. Também sofreram perda de mandato as suplentes: Iracy De Sousa Cavalcanti Ferreira, Maria Marinalva Cardoso Dias e Josefa Alice da Costa.

“As candidaturas femininas em questão verteram as mulheres envolvidas em mero objetos nos jogos políticos dos homens do partido, usando-as para possibilitar que eles se lançam-se em suas campanhas, a partir da fraude à legislação eleitoral que exige a cota de gênero . Tudo isso é ainda mais claro a partir do pífio resultado eleitoral alcançado pelas outras duas candidatas, acima delineados, e pelo resultado pelas testemunhas ”, afirmou o juiz na decisão.

POLITICA JP /VAVADALUZ