Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ministério Público da PB tem novo procurador de Justiça

O Colégio de Procuradores do Ministério Público da Paraíba (MPPB) deu posse, nesta sexta-feira (10), ao novo procurador de Justiça da instituição: Luciano de Almeida Maracajá. Ele foi promovido nessa quinta-feira (9) por merecimento (pontuação) pelo Conselho Superior da instituição.

A sessão solene do Colégio de Procuradores para a posse da novo procurador, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, foi realizada na Sala de Sessões da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, e contou com a presença do vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, do deputado João Gonçalves, representando a Assembleia Legislativa, do presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), Francisco Seráphico da Nóbrega, de vários membros e servidores da instituição, de convidados e familiares do empossado.

Na solenidade, o novo procurador foi conduzido ao plenário da sessão pelas procuradoras de Justiça Janete Maria Ismael da Costa Macedo e Vasti Cléa Marinho Lopes. Luciano Maracajá fez o juramento de cumprir bem e fielmente a Constituição Federal, a Constituição Estadual e as leis, promovendo a defesa do povo, da ordem jurídica, do regime democrático, da ética e da justiça social. Após seu juramento, foi lido o seu termo de posse pela procuradora de Justiça Maria Lurdélia Diniz, secretária do Colégio de Procuradores.

O procurador empossado foi saudado pelo advogado Alexei Ramos Amorim, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Paraíba. Ele destacou as qualidades do novo procurador. “A Procuradoria ganha com sua cultura e manifesta intelectualidade”, disse.

Luciano Maracajá discursou destacando que o Ministério Público vive um novo período de profundas mudanças e definitivas transformações, bem como a implantação da promoção por merecimento a partir de critérios objetivos. “É com imenso orgulho que passo a integrar o Colégio de Procuradores”, afirmou. O procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, saudou o empossado ressaltando suas qualidades e o trabalho realizado em prol da coletividade paraibana, especialmente na Promotoria da Saúde de Campina Grande, cargo ocupado antes da promoção a procurador. “Sorte, luz e bênçãos de Deus, porque competência, dedicação e inteligência não lhe faltam. Conte com essa instituição”, ressaltou.

Perfil

Luciano de Almeida Maracajá é natural de Campina Grande. Ingressou no Ministério Público da Paraíba 1994 e passou pelas Promotorias de Brejo do Cruz, Aroeiras, Guarabira e Campina Grande. Também ocupou diversos cargos na administração, como o de coordenador da Central de Acompanhamento de Inquéritos Policiais.

Assessoria do MPPB