Na noite deste sábado (22), um tsunami atingiu as praias no estreito de Sunda, na Indonésia. Pelo menos 168 pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas. Autoridades informaram que número de mortos pode aumentar.

Já foi confirmado pelas autoridades locais que pelo menos 168 pessoas morreram, 745 ficaram feridas e 20 são consideradas desaparecidas, depois que um tsunami atingiu, na noite de sábado (22), o Estreito de Sunda, na Indonésia. O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, informou que o número de vítimas pode aumentar, pois ainda não chegaram informações de todas as áreas afetadas. As vítimas estavam nas ilhas de Java e Sumatra.

Ainda de acordo com as autoridades, o  tsunami teria sido causado pela erupção do vulcão Krakatoa, com um deslocamento submarino. De acordo testemunhas, a região foi atingida por duas ondas gigantes, sendo a segunda onda muito maior e mais forte.

As ondas gigantes atingiram as praias ao sul da ilha de Sumatra e na parte ocidental da ilha de Java por volta das 21h30 na hora local (12h30 em Brasília). As autoridades do país informaram ainda que foram destruídas centenas de casas, hotéis, barcos e veículos devido à violência do fenômeno.

Muitos habitantes foram pegos de surpresa, uma vez que não houve forma de avisar a população por falta de um sistema de alarme de tsunami originado por atividade vulcânica. Por se tratar de uma região turística, onde estão localizadas as praias mais frequentadas, o número de vítimas pode ser ainda maior.

“O número de vítimas pode aumentar, pois não nos chegaram informações de todas as áreas afetadas”, afirmou em comunicado o porta-voz da BNPB, Sutopo Purwo Nugroho.

As ilhas de Java e da Sumatra ligam o mar de Java ao Oceano Índico e estão localizadas no chamado Anel de Fogo do Pacífico, área muito propensa a desastres naturais. A região possui alta atividade tectônica e concentra grande parte das erupções vulcânicas e terremotos do planeta.

Em setembro, mais de 2 mil pessoas foram mortas e 200 mil ficaram desalojados, após terremoto seguido de tsunami que atingiram a cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, ao leste de Bornéu.