Paulo Sousa não é mais treinador do Flamengo. Ele foi comunicado por Bruno Spindel e Marcos Braz nesta quinta-feira, em Atibaia. Embora a decisão só tenha sido passada ao treinador no início da noite, o destino do português estava praticamente selado desde a derrota para o Fortaleza, domingo, no Maracanã. Seu substituto será Dorival Júnior, que estava no Ceará.
A informação foi publicada inicialmente pela repórter Isabelle Costa, da S1 Live. Enquanto Braz e Spindel iniciavam reunião com Paulo Sousa acompanhado dos diretores Fabinho Soldado e Juan, os jogadores jantavam em outra sala. Detalhe: com os atletas estavam os membros da comissão técnica do português.
A multa para a rescisão do contrato do técnico, que ia até o fim de 2023, é de R$ 7,7 milhões. O valor é calculado sobre quanto o técnico iria receber de salário até o fim desta temporada.
A decisão pela demissão estava tomada desde o fim do jogo contra o Bragantino, na noite de quarta. Na manhã desta quinta, a diretoria rubro-negra abriu negociação com Dorival Júnior, que aceitou a proposta e deixou o Ceará. Ainda assim, Paulo Sousa comandou o treino desta quinta, em Atibaia. A reunião com os dirigentes ocorreu somente depois da atividade.
Contratado na noite do Natal de 2021 e apresentado em 10 de janeiro, Paulo chegou ao clube apresentando inovações, como um telão instalado em um dos campos do Ninho do Urubu.
A modernidade e a preocupação com a interação de todos os processos trouxeram boa impressão num primeiro momento, mas logo a inconsistência, as diversas experiências e algumas entrevistas começaram a trazer instabilidade.
Paulo Sousa, de 51 anos, dirigiu o Flamengo em 32 partidas, com 19 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. Não conquistou título e ficou com dois vice-campeonatos, o estadual e o da Supercopa do Brasil. A equipe atualmente ocupa o 14º lugar no Brasileirão.
Os números de Paulo Sousa no Flamengo:
- 32 jogos
- 19 vitórias
- 7 empates
- 6 derrotas
- 66,6% de aproveitamento
- 59 gols marcados – média de 1,84
- 29 gols sofridos – média de 0,91
FONTE: PARAÍBA JÁ