Seleção que perder a partida marcada para as 15h estará eliminada do Mundial; Tite quer vencer e jogar bem para elevar moral da equipe; na outra partida do Grupo E, Suíça busca liderança contra a já eliminada Costa Rica

Brasil e Sérvia lutam pela sobrevivência na Copa do Mundo: só uma dessas seleções estará nas oitavas
Divulgação/Fifa.com

Brasil e Sérvia lutam pela sobrevivência na Copa do Mundo: só uma dessas seleções estará nas oitavas

A seleção brasileira tem a partir das 15h desta quarta-feira (27), no horário de Brasília, seu primeiro grande teste nesta Copa do Mundo. Brasil e Sérvia se enfrentam no Estádio Spartak, em Moscou, e a equipe que deixar o gramado derrotada estará se despedindo do Mundial.

O empate classifica a equipe brasileira, mas o técnico Tite não quer chegar às oitavas de final da Copa sem antes convencer o mundo da bola sobre o potencial de sua equipe. Além disso, a seleção pentacampeã mundial não quer depender do resultado do outro jogo do Grupo E, que será disputado entre as seleções de Suíça e Costa Rica no mesmo horário em que Brasil e Sérvia estarão em campo.

Tite confirmou no início desta semana que mandará a jogo a mesma equipe que começou jogando na vitória por 2 a 0 contra a Costa Rica , na semana passada. Dando sequência ao rodízio de capitães que tem adotado desde que chegou à seleção, o técnico anunciou que o zagueiro Miranda é quem irá vestir a braçadeira na partida contra os sérvios.

A comissão técnica brasileira quer que o time não apenas vença, mas convença em campo. Tite fechou um treino na segunda-feira (25) para treinar novas movimentações ofensivas e também para orientar o posicionamento defensivo nas bolas aéreas – um dos principais trunfos da seleção sérvia.

O técnico brasileiro estudava a possibilidade de escalar Douglas Costa como titular para essa partida, mas perdeu o jogador devido a uma lesão na coxa direita.

Do lado da Sérvia, enfrentar a pentacampeã mundial precisando da vitória será um grande desafio para a equipe treinada pelo técnico Mladen Krstajic, mas não há alternativa. “Os sérvios esperam deixar para trás a doída derrota para a Suíça, nos minutos finais de jogo. O sentimento da equipe é que a pressão está toda do lado brasileiro e que o sonho continua vivo”, reportou a jornalista Sonja Nikcevic ao site da Fifa.

Ficha técnica de Sérvia x Brasil (Grupo E)

Data: Quarta-feira, 27 de junho, às 15h (horário de Brasília)
Local: Estádio Spartak, em Moscou
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Prováveis escalações:

Sérvia  – Stojkovic; Rukavina, Ivanovic, Tosic, Kolarov; Matic, Milivojevic, Sergej Milinkovic-Savic, Tadic, Kostic; Mitrovic. Técnico: Mladen Krstajic.

Brasil – Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus. Técnico: Tite.

Suíça mira liderança do grupo em confronto contra a já eliminada Costa Rica

Goleiro Keylor Navas (dir.) terá a missão de parar Shaqiri no confronto entre Suíça e Costa Rica pelo Grupo E
Divulgação/Fifa.com

Goleiro Keylor Navas (dir.) terá a missão de parar Shaqiri no confronto entre Suíça e Costa Rica pelo Grupo E

A seleção da Suíça está empatada com a seleção brasileira na liderança do Grupo E, e pode se isolar nessa condição caso vença a Costa Rica na tarde desta quarta-feira em Nizhny Novgorod.

Os suíços até agora se mostraram uma equipe notavelmente resiliente, buscando o empate contra o Brasil na estreia e depois conseguindo uma suada virada frente à equipe da Sérvia. A equipe europeia espera não sofrer tanto desta vez e tem a história ao seu lado: a Suíça venceu as duas partidas que já disputou contra a Costa Rica e também nunca perdeu para nenhuma outra seleção da Concacaf.

“Apesar de um empate ser suficiente para a classificação, a Suíça buscará a vitória. A equipe apresentou deficiências ofensivas nos últimos jogos, então o técnico Petkovic deve sacar Seferovic pela primeira vez e dar a vaga no ataque a Gavranovic ou Embolo. A ideia é marcar o primeiro gol cedo e tomar controle da partida”, reportou o jornalista Alan Schweingruber, que acompanha os suíços a serviço da Fifa.

Já os costarriquenhos não querem deixar a Rússia de mãos abanando. A seleção da América Central é a única que ainda não marcou nenhum gol sequer nesta edição da Copa do Mundo. “Não há mais o que perder. A Costa Rica quer fazer seu gol e jogar bem em sua partida de despedida para ter a satisfação de uma vitória. A equipe jogou bem taticamente contra Brasil e Sérvia , mas não foi efetiva no ataque. Desta vez a equipe deve atacar com mais força”, reportou Diego Picado.

Ficha técnica de Suíça x Costa Rica (Grupo E)

Data: Quarta-feira, 27 de junho, às 15h (horário de Brasília)
Local: Estádio Nizhny Novgorod
Árbitro: Clement Turpin (França)
Prováveis escalações:

Suíça – Sommer; Lichtsteiner, Schar, Akanji e Rodriguez; Behrami, Xhaka, Shaqiri, Dzemaili e Zuber; Gavranovic. Técnico: Vladimir Petkovic.

Costa Rica – Navas; Johnny Acosta, Gonzalez, Oscar Duarte, Oviedo, Gamboa; Celso Borges, Guzman, Bryan Ruiz e Bolaños; Marco Urena. Técnico: Óscar Ramírez.