O Ministério da Educação (MEC) decidiu proibir 79 instituições de educação superior de firmar novos contratos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e de participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes – Lumem Faculdades – é a única da Paraíba enquadrada pelo MEC.
A Lumem atua em João Pessoa e, segundo o MEC, os seus cursos receberam resultados insatisfatórios (1 e 2) no Índice Geral de Cursos (IGC) e não assinaram o Termo de Saneamento de Deficiências do MEC. As instituições têm 15 dias para apresentar defesa à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC.
O IGC é um instrumento construído com base na média das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. As notas variam de 1 a 5 e representam os indicadores de qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O índice é divulgado anualmente e as instituições com IGC 1 ou 2 podem sofrer penalidades como suspensão de vestibulares e até fechamento do curso.
MaisPB