Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governo divulga lista das 76 escolas que serão Cidadãs Integrais em 2020 das quais algumas serão técnicas, inclusive a nossa

Governo divulga lista das 76 escolas que serão Cidadãs Integrais em 2020
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT), divulgou nesta terça-feira (17) a lista das escolas da Rede Estadual de Ensino que serão cidadãs integrais em 2020. Atualmente a Rede possui 153 escolas integrais, e a partir de janeiro mais 76 integrarão o modelo.  A lista está disponível no endereço eletrônico https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/escolas-integrais
 
Na expansão, das 76 novas escolas, 12 serão técnicas, assim como mais 19 que já eram integrais, ou seja, oferecerão cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Assim, a Rede passará a ter 229 escolas integrais, das quais 99 ofertando cursos técnicos.
 
Para o secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, “a expansão realiza a promessa do Governo de levar a mais escolas um modelo de educação que tem dado certo e transformado a vida de milhares de jovens paraibanos. A Paraíba superou, já em 2018, a meta de matrículas do Plano Nacional de Educação para 2024, com 25,1% de matrículas em escolas integrais. Em 2020 daremos um salto ainda maior, e assim será nos anos seguintes”.
 
O Modelo – O Programa Escola Cidadã Integral é um novo modelo de escola pública que tem a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral). É uma política pública e está inserida no Plano Nacional de Educação, de acordo com a meta 6: “Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos (as) alunos (as) da educação básica” e também no Plano Estadual de Educação.
 
O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida. Essas escolas são organizadas com salas temáticas, laboratórios de informática, ciências e outros espaços de vivências, onde os jovens podem transitar, a partir do seu projeto de vida, em suas competências cognitivas e socioemocionais, de forma a desenvolver as suas potencialidades.
 
Dentro dessa proposta existem também as Escolas Cidadãs Integrais Técnicas. Elas seguem o mesmo modelo que a Escola Cidadã Integral, mas têm como diferencial os cursos técnicos, que visam à formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.
 
O Programa de Educação Integral tem um currículo diversificado e com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias da base, parte diversificada, componentes integradores e também as disciplinas eletivas que são elencadas a partir da escolha dos estudantes de acordo com seu interesse a aptidão.

ATUAIS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS QUE SE TORNARÃO ESCOLAS TÉCNICAS EM 2020
Nº Gerência Escola Cidade Curso
01 1ª Eci Antônio Gomes Bayeux Vendas
02 1ª Eci Raul Machado João Pessoa Eventos
03 1ª Eci Francisca Ascensão Cunha João Pessoa Design de Interiores
04 1ª Eci Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity João Pessoa Informática
05 1ª Eci Dom José Maria Pires João Pessoa Eletrônica
06 1ª Eci José do Patrocínio João Pessoa Programação de Jogos
07 1ª Eci Padre Hildon Bandeira João Pessoa Panificação e Confeitaria
08 1ª Eci Izaura Falcão de Carvalho Lucena Turismo
09 2ª Eci Benjamin Maranhão Araruna Turismo
10 2ª Eci Márcia Guedes A. de Carvalho Belém Informática
11 3ª Eci Prof. Maria Cecilia de Castro Alcantil Produção de Moda
12 3ª Eci Poeta Mario Vieira da Silva Matinhas Agroecologia
13 3ª Eci Raul Cordula Campina Grande Produção de Moda e Análises Clínicas
14 3ª Eci José Bronzeado Sobrinho Remígio Agroecologia e Têxtil
15 6ª Eci Sebastião Guedes da Silva Teixeira Turismo
16 6ª Eci Seráfico Nobrega São Mamede Cozinha
17 7ª Eci Adilina de Souza Diniz Diamante Informática
18 12ª Eci Luiz Gonzaga Burity Ingá Administração
19 14ª Eci Alzira Lisboa Jacaraú Agroecologia