Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Estudante da Rede Estadual representa a Paraíba nos EUA pelo Programa Jovens Embaixadores

“Quando soube que fui selecionado, fiquei sem acreditar, fui correndo contar para os meus pais e chorei de alegria. Será uma das melhores experiências que eu vou viver”.  Assim se expressou o estudante Rayan Inácio Silva Honório Queiroga, 16 anos, que cursa a 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Roma, em João Pessoa, e foi selecionado no Programa Jovens Embaixadores para representar a Paraíba nos Estados Unidos.
 
O estudante fará o intercâmbio acompanhado de 49 jovens dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A seleção dos estudantes aconteceu por meio de avaliação do desempenho escolar, provas escritas de proficiência em Língua Inglesa, além de entrevistas orais em Inglês. Os Jovens Embaixadores viajarão em julho de deste ano para os EUA, onde ficam por volta de três semanas.
 
No intercâmbio, os estudantes participarão de oficinas sobre liderança e empreendedorismo e visitas a escolas, projetos de empreendedorismo social e reuniões com representantes do Governo, bem como outras atividades relacionadas ao tema do programa. Eles também visitarão projetos de empreendedorismo jovem e farão apresentações sobre o Brasil.
 
Com dedicação aos estudos, Rayan Inácio conseguiu se destacar e ser selecionado. Ele conta que conheceu o Programa Jovens Embaixadores por meio do professor de inglês, e se preparou para a seleção estudando o idioma por meio do Projeto Conexão Mundo, da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia. 
 
“Me preparei pensando o porquê quero ser um jovem embaixador, revi toda a minha história de vida e participei da seleção. Eu sempre fui uma pessoa esforçada, presto muita atenção nas aulas e estudo em casa também. Conheci o programa através do meu professor de inglês, que me deu algumas dicas. Me inscrevi no programa Conexão Mundo e estou tendo aulas de inglês maravilhosas. Quando soube que fui selecionado, fiquei sem acreditar, fui correndo contar para os meus pais e chorei de alegria. Será uma das melhores experiências que eu vou viver”, contou Rayan”.
 
Programa Jovens Embaixadores – O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América. Entre os principais colaboradores estão o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a ampla rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos (BNCs), além de empresas que demonstram comprometimento com a responsabilidade social corporativa.
 
O programa financiado pelo Governo dos Estados Unidos é voltado para jovens de 15 a 18 anos da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Reproduzido SECOM