Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Em encerramento de Seminário, 55 professores recebem certificação pelo projeto Gira Mundo Finlândia

Em encerramento de Seminário, 55 professores recebem certificação pelo projeto Gira Mundo Finlândia

 

O Seminário Gira Mundo Finlândia foi encerrado nessa quarta-feira (22) com a entrega a 55 professores da Rede Estadual de Ensino do certificado de capacitação profissional na Finlândia, após bancas de avaliação dos projetos finais realizadas por seis professores finlandeses que estão em João Pessoa. A programação também contou com Workshops de Aperfeiçoamento Profissional que reuniram 100 educadores de várias cidades das 14 Gerências Regionais de Ensino.

 

Desde segunda-feira (20), os professores da Rede Estadual de Ensino que participaram do intercâmbio Gira Mundo Finlândia de 2017 até agora, nas universidades Häme University of Applied Sciences (HAMK) e Tampere Universisty of Applied Sciences (TAMK), estão no Centro de Formação de Professores, em João Pessoa, participando do Seminário. As capacitações tiveram duração de dois meses, na HAMK, e um mês na TAMK, e após a volta, os participantes precisam desenvolver um trabalho final para receber a certificação dos cursos. As bancas compostas pelos professores finlandeses avaliaram esses trabalhos.

 

Para Kaelson Barbosa, professor de inglês na Escola José Gomes Alves, em Patos, que esteve na Finlândia e defendeu seu projeto no Seminário, a experiência trouxe motivação para os educadores. “As minhas aulas hoje são completamente diferentes. Coloco meus alunos como protagonistas do ensino”, comentou. Mayara Henriques, professora de português da Escola Pedro Américo, em Cabedelo, disse que a rotina de estudo na Finlândia, com aulas práticas e dedicação integral ao aprendizado, foi uma experiência enriquecedora. “Saber que seu trabalho está rendendo frutos traz um sentido diferente a educação e a docência”, observou.

 

Wokshops – Também no Centro de Formação, nessa quarta-feira (22), 100 educadores de várias cidades das 14 Gerências Regionais de Ensino participaram de Workshops de Aperfeiçoamento Profissional desenvolvidos pelos cursos realizados por professores que compartilham com os docentes paraibanos os conhecimentos adquiridos na formação internacional através da Rede Gira Paraíba.

 

São cursos à distância, com dois itinerários diferentes. O primeiro trabalha três temáticas: a colaboração na sala de aula digital, a avaliação na sala de aula do no século XXI e aprendizagem baseada em projetos. O segundo é uma formação da língua inglesa, que prepara os professores para a proficiência finlandesa.

 

 Os workshops presenciais são um feedback do EAD, nos quais os professores puderam apresentar as atividades realizadas em sala de aula com o apoio do curso. Para Marizélia Barros, professora de História e Arte da Escola Severino Ramos de Oliveira, na cidade de Sobrado, “o curso foi fundamental para aprimorar minha prática pedagógica”.