Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

TERMINOU HOJE NO INGÁ O CURSO DE INTRODUÇÃO A PISCICULTURA

  • por

E terminou hoje, 19/12, o curso de INTRODUÇÃO A PISCICULTURA  patrocinados pelo SENAR/FAEPA com o apoio da Prefeitura Municipal de Ingá sob a batuta do Mestre Dr. Celso Duarte.

Foram três intensivos dias que aluno e Professor interagiram de uma forma inteligente onde ambos saíram ganhando, a aluno pela força de vontade, atenção nos ensinamentos, curiosidade em aprender e o Professor por sentir sua turma interessada, captando suas mensagens com atenção.

No período, foram Ministradas aulas Teóricas e Práticas com visitações a logradouros públicos e privados como a açude da Senzala, Zabelê e açude Novo, e fazendas e Sitios como Quixaba e Varzea Nova.

Nas visitas foram postos em praticas tudo que se ouviu  e viu na teoria, como por exemplo, do armazenamento para transporte, medição e peso do peixe, a temperatura da Agua, a Transparência da agua por meio do disco de Secci, o PH, Oxigênio, a Topografia e finalmente uma orientação de mercado.

Considerado como uma das maiores autoridades em Peixe do Nordeste e por que não dizer do Brasil, o PhD no assunto Dr Celso Duarte soube com maestria administrar seus ensinamentos fazendo com que seus discípulos não só captassem o básico para o pontapé inicial da realização dos seus projetos como para despertar interesses outros tendo como exemplo a vontade daquela turma na formação breve de uma Associação dos Produtores de Peixe de Ingá, cuja reunião ficou marcada para os primórdios de janeiro

A conclusão foi de que o Ingá tem um grande potencial na área de AQUICULTURA haja vista nossas reservas hídricas e que esse curso despertou, e acreditamos irá acordar muito mais pessoas para a criação de peixes.

 

De Vavadaluz

Com cópia para FAEPA, SENAR e Ministério da Pesca