Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Pequenos negócios geram mais de 1,5 mil novas vagas na Paraíba

Pequenos negócios geram mais de 1,5 mil novas vagas na Paraíba

Em um cenário ainda marcado por altos índices de desemprego no país, os pequenos negócios seguem mostrando a sua força e importância para o reaquecimento do mercado de trabalho e da economia como um todo. É o que indica levantamento realizado pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com os números, os pequenos negócios da Paraíba geraram no mês de setembro 1.551 novos postos de trabalho.

“Setembro historicamente é um mês já de preparação e reforço das equipes para as atividades do último trimestre do ano. Além disso, com a proximidade do verão, os diversos setores já dão seus primeiros passos no planejamento para o período, o que também se reflete nos estoques de empregos”, pontuou o analista do Sebrae Paraíba, Ismael Nóbrega.

Assim como a Paraíba, a região Nordeste como um todo também encerrou o mês de setembro com um saldo positivo de 23.364 empregos gerados pelas micro e pequenas empresas (MPE). Já os números nacionais apontam que os pequenos negócios criaram 119 mil postos de trabalho com carteira assinada no país, que representam 75,7% das 157.213 vagas geradas durante o mês, que registrou o maior saldo para setembro desde o ano de 2013.

Ainda conforme o levantamento do Sebrae, os setores que mais geraram novas vagas de trabalho entre os pequenos negócios do país no mês de setembro foram o de serviços (52.955), comércio (28.934), indústria de transformação (18.346) e construção (17.676). Também foram criados novos empregos nos segmentos de agropecuária (435), indústria extrativa mineral (382) e serviços industriais de utilidade pública (289).

“O setor de serviços segue firme como o que gera o maior estoque de empregos. Esse fato reforça a tendência de queda no consumismo, e não no consumo. Setores ligados à manutenção, reparos e consertos acompanham essa tendência. Além disso, a busca por cuidados com a saúde, bem-estar e por um estilo de vida saudável também contribui para o aumento do emprego neste setor”, acrescentou Ismael Nóbrega.

MaisPB