Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Pelo menos 44 municípios paraibanos não vão conseguir fechar as contas em 2019

Pelo menos 44 municípios paraibanos não vão conseguir fechar as contas em 2019

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), publicado nesta sexta-feira (13), aponta que pelo menos 44 municípios paraibanos não conseguirão fechar as contas deste ano. Outros 67 ainda não sabem se fechar as contas será possível, pois estão dependendo de receitas extras. O levantamento considera 160 municípios paraibanos que responderam a pesquisa, sem revelar quais foram eles.

Pelo menos 86 municípios paraibanos deixarão restos a pagar para o próximo ano. As dificuldades financeiras também refletem no pagamento de fornecedores, que está atrasado em 104 dos 160 municípios pesquisados.

Para se adequar à crise, os municípios já tomaram diversas providências, conforme aponta o levantamento: 125 deles reduziram as despesas de custeio, 102 reduziram cargos comissionados e 99 reduziram o quadro de funcionários.

Além disso, 55 municípios desativaram veículos; 51 alteraram o horário de expediente dos órgãos municipais; 37 desativaram equipamentos; 13 reduziram salários de prefeitos e vereadores e 12 suspenderam a prestação de alguns serviços.