Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

OOHHH PARAIBA BOOOAA : cidadão é multado por conduzir automóvel por ‘falta de capacete’

INDÚSTRIA DAS MULTAS NA PB: jornalista é multado por conduzir automóvel por ‘falta de capacete’

INDÚSTRIA DAS MULTAS NA PB: jornalista é multado por conduzir automóvel por ‘falta de capacete’

Parece que uma escandalosa indústria das multas está se formando na Paraíba. Um caso excêntrico ocorreu essa semana com o jornalista Ytalo Kubitschek, que há vários anos atua na imprensa paraibana.

É que quando ele foi renovar o IPVA do seu automóvel Chevrolet/Classic LS, ele acabou sendo surpreendido com o registro de duas multas, que não lhe haviam sido noticiadas. Até aí tudo bem, se não fosse o teor das multas.

Segundo o jornalista, uma das multas acusava o motorista de dirigir o seu veículo sem a habilitação. O fato é que Ytalo diz que não foi abordado por nenhum agente durante o ano passado, estando devidamente habilitado há mais de cinco anos e com a sua CNH em dia.

Para piorar, a segunda, pasmem os senhores, refere-se à multa de motocicleta. Isso mesmo, o jornalista, ao renovar o IPVA do seu carro – veículo de quatro rodas – constatou uma multa por conduzir irregularmente uma motocicleta sem o capacete.

“Não são poucas as queixas que ouvimos diariamente de motoristas de toda a Paraíba a respeito das multas abusivas que vem sendo praticadas por agentes de trânsito e policiais do BPTran em todo o Estado. É preciso que as autoridades estejam atentas para esse tipo de abuso, pois o Código Nacional do Trânsito orienta que o objetivo do agente responsável é educar o motorista e não simplesmente puni-lo sumariamente”, desabafou.

Ytalo destaca que, ao que parece, essa prática educativa não tem sido executada por muitos agentes.

“A gana e a vontade de multar é tão grande, motoristas de carro estão sendo punidos até por multas de motoqueiros. Quem pode reparar esse dano e como fica o cidadão penalizado pela irresponsabilidade de um agente?”, desabafou. Com a palavra as autoridades de trânsito da Paraíba.

 Opine no espaço destinado aos comentários!

PB Agora