Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O refrigerador frost free e suas vantagens

Geladeira

Quem não se lembra do grande trabalho que era descongelar uma geladeira? Em média, o processo de descongelamento manual levava até 10 horas e incluía os seguintes passos: desligar e esvaziar a geladeira para que o gelo se dissolvesse (o que formava uma grande poça d´água), limpar, religar e reabastecer. E, além disso, havia o risco dos alimentos estragarem. Nos refrigeradores frost free, isso não é mais necessário, pois para que o gelo não se forme em quantidades consideráveis nas paredes do freezer, os refrigeradores com esta tecnologia contam com um temporizador, que nada mais é do que uma resistência elétrica, similar à de chuveiros elétricos, que esquentam e evitam a formação de cubos de gelo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da última pesquisa do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), revelou que 97,3% dos lares brasileiros têm geladeira. Mas somente 27% dos refrigeradores são frost free. No Nordeste, o número de geladeiras com a tecnologia é ainda menor, somente 19%.

Para a Whirlpool, dona da marca Consul, a primeira a lançar a geladeira Frost Free de uma porta, há cinco anos os modelos com essa tecnologia representavam 25% de suas vendas de refrigeração no Brasil. Hoje já representam cerca de 50%. Este índice é amplamente compreensível, visto as vantagens que este sistema representa em comparação com o antigo.

MaisPB