Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

FINANÇAS : Cartão de Crédito consignado é melhor que o empréstimo? Comparamos!

Cartão de Crédito consignado é melhor que o empréstimo? Comparamos!

Quem nunca precisou de um cartão de crédito, do desejado “dinheiro de plástico”, para facilitar o seu dia-a-dia? Porém milhares de brasileiros ainda não gozam das facilidades e benefícios de ter um. É, o que muitos ainda não sabem, é que além dos cartões comuns de crédito e débito, oferecidos por várias instituições financeiras, também existem outros tipos de cartão crédito, a exemplo do cartão pré-pago que atende quem está negativado, podendo ser usado para pagamentos e compras online igualmente o cartão normal.

E além destas, existe uma outra opção, que vem sendo cada vez mais solicitada pelo usuário e comercializada pelas financeiras e empresas de empréstimos, o cartão de crédito consignado.

Mas afinal, o que é um cartão consignado quais benefícios e vantagens ele pode trazer?

“Cartão de crédito consignado é uma modalidade de cartão no qual o valor mínimo da fatura é descontado diretamente do contracheque do trabalhador ou no benefício do aposentado”

Porque ele é melhor que o cartão de crédito normal?

Por vários motivos! Um deles é por ter taxas de juros até 5x mais baixas que os cartões de crédito normais, pelo fato da garantia de ter o pagamento mínimo descontado, o que traz a empresa um baixíssimo risco de inadimplência.

Outra vantagem do cartão consignado, é que pode ser conseguido mesmo estando negativado, com o CFP no Serasa. Várias empresas fornecem o cartão consignado sem consulta ao SCP/Serasa.

Proposta de solicitação do cartão Itaucard pela internet. Imagem/Itau
Proposta de solicitação do cartão Itaucard pela internet. Imagem/Itau

Além destas vantagens, o cartão pode ser utilizado para fazer compras parceladas, igual ao cartão normal, sendo também possível fazer saques em redes de bancos 24 horas (quando disponível essa opção).

Porque é melhor que o empréstimo consignado?

Como este é um tipo de cartão, não há a necessidade de toda vez que precisar de dinheiro ter que contratar um novo empréstimo consignado, aproveitando a facilidade do uso para, por exemplo comprar aquele produto que entrou em promoção relâmpago, o número de parcelas e o valor das prestações mensais entram como um dinheiro emprestado, descontado no prazo determinado pela compra usando o cartão.

Santander cartão de créditoFree para não correntista, sem anuidade. Imagem/Divulgação
Santander cartão de crédito Free para não correntista, sem anuidade. Imagem/Divulgação

Qual será o limite de um cartão consignado?

O valor do limite do cartão é definido dependendo da empresa de crédito, muitas usam como base a “margem consignável” que é a margem permitida pra ser comprometida em um empréstimo consignado normal. Mas já tem empresas que não usam esta margem e liberam um valor razoável de limite para o cartão, recomendamos fazer uma visita aos sites que oferecem empréstimo consignado e buscar mais informação, a maioria também oferece esta opção de cartão.

Quem pode fazer um cartão de crédito consignado?

Embora seja uma opção muito mais vantajosa, esse cartão só pode ser emitido para alguns grupos. O cartão de crédito consignado é destinado mais para Aposentados, Pensionistas do INSS e Servidores Públicos Federais e Estaduais, além de Militares das Forças Armadas, mas também está disponível para trabalhadores de empresas privadas. Para isso será preciso consultar as empresas que dispõem do crédito.

Além disso, o interessado precisa ter o recebimento se sua fonte de renda em convênio com um ou mais bancos que fazem esse tipo de operação.

Para a solicitar o cartão de crédito consignado os documentos necessários serão:

  • RG ou CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda.

Cada aposentados ou pensionistas INSS, podem contratar o cartão somente no seu estado de recebimento do benefício e em bancos conveniados., além de só ser permitido a emissão de um cartão consignado por CPF ou titular.


Faça o Cartão Ibicard Fácil não tem consulta ao SPC/Serasa


Quais são os limites e juros do Cartão Consignado?

O limite concedido para beneficiários INSS pode ser de até 25 vezes o valor da margem do cartão. Para Servidores Públicos (SIAPE), o valor pode chegar até a 27 vezes.

As taxas praticadas pelos bancos e instituições financeiras para beneficiários INSS, são divulgadas pela Previdência Social.

A taxa do rotativo do cartão deve chegar ao máximo de 3,00% ao mês, para Aposentados e Pensionistas, um valor bem abaixo do juro do cheque especial o cartão de crédito convencional.

Nosso portal não comercializa nenhum tipo de produto de crédito, não recebemos comissão e nem temos convênio com nenhuma financeira. Todo o conteúdo de nossos artigos é meramente informativo e qualquer mudança é de responsabilidade das entidades financeira.

Nossa intenção e podes ajudar as pessoas a fazer escolhas e saber como as diversas modalidades de crédito funcionam. Visite sempre seu banco e os sites que comercializam crédito, cada uma tem suas regras próprias de comercialização.