O presidente da estatal se reuniu com Temer e ministros na manhã de hoje, quando também foi anunciada a queda no preço dos combustíveis amanhã

Segundo Parente, a atual política de preços é importante para a Petrobras

Marcos Corrêa/PR – 21.12.17

Segundo Parente, a atual política de preços é importante para a Petrobras “lidar com importações”

presidente da Petrobras , Pedro Parente, afirmou nesta terça-feira (22) que o governo não considera e nunca considerou mudar de política da estatal para o reajuste dos preços dos combustíveis. O anúncio de Parente acontece depois da reunião na manhã de hoje com o presidente Michel Temer e os ministros da Fazenda, Eduardo Guardia, e de Minas e Energia, Moreira Franco, no Ministério da Fazenda.

Segundo Parente, logo na abertura da reunião, ficou esclarecido “que de maneira nenhuma o objetivo do governo era o de pedir qualquer mudança na política de preços da Petrobras ”, garantiu, esclarecendo que os reajustes estão relacionados aos preços internacionais e ao câmbio.

Petrobras anuncia queda nos preços dos combustíveis

Ainda nesta terça-feira (22), em meio às conversas do governo sobre o preço dos combustíveis no País, a estatal anunciou que reduzirá os preços de diesel e gasolina nas refinarias a partir de amanhã. O diesel será baixado em 1,54% – indo para 2,3351 reais por litro –, o primeiro corte desde o dia 12 deste mês. Já a gasolina diminuirá em 2,08%, chegando a 2,0433 reais por litro, primeira redução desde o dia 3 de maio.

Ontem, a petroleira anunciou que os preços dos combustíveis iriam subir nesta terça-feira pela 11ª vez consecutiva. Segundo o anúncio no site da Petrobras, a gasolina aumentaria 0,9% e o diesel, 0,97%. Com essa alta, o preço da gasolina passa a custar R$ 2,0867, enquanto o do óleo diesel sobe para R$ 2,3716. Apesar do aumento hoje, amanhã os preços cairão.

Paralisação dos caminhoneiros contra aumento no diesel

Rodovias de todo o Brasil amanheceram, mais uma vez, nesta terça-feira (22), em meio a manifestações de caminhoneiros , que protestam contra a alta do diesel. Os atos são registrados em rodovias federais e estaduais de pelo menos 10 estados. Ontem, 20 estados e o Distrito Federal sofreram consequência de protestos da mesma categoria .

Rodovias de todo o Brasil amanheceram em meio a manifestações de caminhoneiros contra preço do diesel
Marcelo Camargo/ABr

Rodovias de todo o Brasil amanheceram em meio a manifestações de caminhoneiros contra preço do diesel

Os caminhoneiros pretendem, com esses protestos , refutar o valor do óleo diesel, que tem tido altas consecutivas nas refinarias. Nesta terça-feira, o preço do combustível sobe 0,97% nas refinarias.

Hoje cedo, foram registrados atos em pelo menos dez estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo, Segipe, Rio de Janeiro Rio Grande do Sul e Tocantins.

Estatal rebate críticas sobre política de preços

petroleira respondeu às criticas em relação às consecutivas altas dos derivados do petróleo, atribuindo tais elevações de preços às oscilações do preço do barril do petróleo no mercado externo. Segundo a estatal, “os combustíveis derivados de petróleo são commodities e têm seus preços atrelados aos mercados internacionais, cujas cotações variam diariamente, para cima e para baixo”.

Ainda de acordo com a Petrobras , a variação dos preços nas refinarias e terminais é importante para que a empresa possa competir de forma eficiente no mercado brasileiro.

*Com informações da Agência Brasil