Aplicativos de VPN criam um túnel VPNs com protocolos de criptografia que fornecem confidencialidade, autenticação e integridade para garantir a privacidade das comunicações
Antes de se desesperar diante da suspensão do WhatsApp, saiba que existem algumas soluções e uma delas é a VPN, Rede Privada Virtual na tradução para o português. Basicamente o que uma VPN faz é criar um túnel por onde as informações do usuário vão trafegar de forma criptografada, garantindo mais segurança e privacidade.
Existem vários aplicativos de VPN no mercado que criam esse túnel. Mas, para além disso, grande parte desses serviços consegue encobrir o endereço IP único do equipamento, que fornece a localização física geral, sistema operacional, navegador e outros dados. Desta forma, com uma VPN instalada no smartphone, o usuário consegue evitar que alguém na rede detecte sua localização e pode também escolher outra localidade. Ao selecionar outro país que não o Brasil, a usuário engana a rede e o WhatsApp, que está suspenso apenas no Brasil, volta a ser atualizado.
Em termos gerais, não há riscos de baixar um aplicativo de VPN, desde que das lojas autorizadas e de fontes confiáveis. Porém, vale ressaltar que ao criar um túnel na rede, a velocidade de conexão geralmente é impactada, tornando o acesso à internet mais lento. Grande parte dos apps de VPN são pagos ou possuem assinatura. Porém, como a grande maioria tem versões de testes, você pode usá-la para acessar o WhatsApp durante a suspensão.
Aplicativos de VPN
Freedome, da F-Secure, disponível para Android e iOs.
SuperVPN Free VPN Client, da SuperSoftTech, disponível para Android.
TunnelBear VPN, da TunnelBear, disponível para Android e iOs.
VPN in Touch, da VPN in Touch, disponível para Android, iOs e Windows Phone.
VPN One Click, da Kryptotel Ilc, disponível para Android, iOs e Windows Phone.
Betternet: Unlimited Free VPN, da Betternet Technologies Inc., disponível paraAndroid e iOs