Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

E A VIDA VAI SE TORNAR UMA PORCARIA : Porcos se tornarão doadores de órgãos para humanos em breve, afirma cientista

Porcos se tornarão doadores de órgãos para humanos em breve, afirma cientista

Estudo elaborado por pesquisadores japoneses registrou resultados do xenotransplante feito com porcos geneticamente modificados; equipe espera fornecer os animais a uma empresa privada no início do ano que vem

Reprodução/Shutterstock

Para cientistas, porcos geneticamente modificados são adequados para estudos de doenças que afetam seres humanos

Porcos podem se tornar potenciais doadores de órgãos para humanos em breve. É isso o que afirma uma equipe de cientistas japoneses que desenvolveu um estudo sobre os leitões geneticamente modificados, primeiros animais em que a técnica do xenotransplante, quando órgãos são transplantados entre diferentes espécies, possui estimativa de bons resultados e baixos riscos.

De acordo com o jornal japonês Yomiuri Shimbun , a equipe de pesquisadores da Universidade de Meiji e da Universidade da Prefeitura de Quioto espera fornecer os porcos a uma empresa privada no início do ano que vem. Segundo os cientistas, os ‘leitões frankenstein’, têm se mostrado os animais mais adequados para o estudo de tratamentos e prevenções para doenças consideradas geneticamente humanas.

Descobertas e avanços

Professor da Universidade de Meiji e um dos autores do estudo, Hiroshi Nagashima passou vários anos analisando os leitões geneticamente modificados, e com isso, desenvolveu uma maneira de cultivar órgãos que podem ser usados ​​para transplante humano dentro de seus corpos.

Para fazer isso, Nagashima coletou células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) de um paciente humano, injetando-as em embriões de um leitão que não tinha a capacidade de desenvolver um pâncreas, o que criou um “espaço” que poderia ser ocupado mais tarde.

Desse modo, as células estaminais permitiram que um órgão humano crescesse dentro do embrião do porco. O cientista afirma que, apesar de a pesquisa ter focado somente no transplante de pâncreas, o procedimento pode ser feito com outros órgãos.

“Eu acredito que os porcos geneticamente modificados que criamos sejam úteis para o desenvolvimento de métodos terapêuticos e de drogas que ajudem pacientes que estão com complicações nos órgãos. Queremos muito que pessoas consigam a cura por meio dos procedimentos que realizamos nestes animais”, expõe Nagashima ao Daily Mail .

Vale mencionar que outros países, como a Nova Zelândia e a Rússia, já realizaram xenotransplantes entre humanos e leitões, entretanto, a prática recebeu críticas de alguns cientistas e bioeticistas, que a consideram um “dano para o bom senso de humanidade”.

 

No entanto, mesmo com as oposições, os Institutos Nacionais de Saúde no Japão criaram campanhas e conseguiram arrecadar fundos para que os experimentos com os porcos e com outros animais continuem sendo financiados e executados. De acordo com tais entidades, o dinheiro federal está sendo utilizado em processos que possam contribuir significativamente para o avanço científico  e que não serão nocivos para os humanos, uma vez que estão sendo monitorados rigorosamente por eles.

Fonte: Último Segundo – iG-;VAVADALUA