Pular para o conteúdo

Vitória surpreendente de Milei muda cenário político na Argentina

Vitória surpreendente de Milei muda cenário político na Argentina

Indo na contramão das previsões pessimistas, o presidente argentino Javier Milei conquistou uma vitória expressiva nas eleições legislativas realizadas neste domingo (26). O resultado fortalece o governo e abre uma nova janela para que Milei avance com seu programa liberal, ainda que precise moderar algumas propostas para garantir apoio no Congresso.

Com 98% das urnas apuradas, o partido governista A Liberdade Avança (LLA) obteve 40% dos votos, superando o peronismo, principal força de oposição, que somou 31,6%. O peronismo aparece dividido em várias siglas regionais, sendo o Força Pátria — de perfil kirchnerista — o mais representativo.

 

A LLA conquistou 64 assentos na Câmara dos Deputados, enquanto o Força Pátria ficou com 46. No Senado, os libertários garantiram 13 novas cadeiras contra 9 dos peronistas. Ao todo, estavam em disputa 127 das 257 cadeiras da Câmara e 24 das 72 do Senado. O mapa divulgado pelo Ministério do Interior mostra a Argentina majoritariamente pintada de roxo, cor associada ao movimento libertário.

O governo venceu em 16 das 24 províncias do país, incluindo importantes centros como Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Santa Fé e Salta. O resultado é simbólico, já que Milei havia sofrido uma derrota de 14 pontos percentuais para o peronismo na província de Buenos Aires há menos de dois meses.

Em discurso na noite de domingo, Milei comemorou o que chamou de “dia histórico” e afirmou que os argentinos decidiram “deixar para trás cem anos de decadência”. Inspirado em seu aliado Donald Trump, adaptou o famoso slogan americano ao gritar diversas vezes: “Faremos a Argentina grande novamente!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *