Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

VISITANTES DA PEDRA DO INGÁ

Com a real queda nos números de casos de COVID 19 em todo País o turismo começa a dar ares de renovação com as pessoas procurando junto com amigos e familiares conhecerem pontos diversos turísticos e culturais como por exemplo a nossa famosa e enigmática Pedra do Ingá.

Nos últimos dias recebemos visitas como a do Padre Gelson de Serra Redonda e seu pai que lá estiveram, conheceram nossas belezas naturais, nossos artesanatos , nosso Museu , adquiriram redes/cadeiras, e ouviram com atenção nossa história.

‘-

Outra visitante marcante foi da ativista politica Raquel Santana que além de gravar um vídeo teceu alguns comentários :

Ingá está de parabéns em ter um Secretário do Turismo que realmente AMA e cuida da sua história! Visitar Pedra de Ingá, sentir esse trabalho e cuidado é ter certeza dessas verdades!
Vavá da Luz faz jus ao cargo que lhe foi confiado!
#RaquelSantana

Mais uma visita de grande relevância, como todas o são. falo assim por se tratar de uma pessoa com respaldo politico de olhar com olhos de coruja para nosso patrimônio histórico. Falo da Deputada estadual Pollyanna Dutra de POMBAL que demonstrou grande interesse em levar nossas súplicas juntos as autoridades. 

Falou da aproximação histórica e centenária de Ingá com Pombal por meio da musica MARINGÁ  que na realidade é MARIA DO INGÁ 

A música

       A canção “Maringá, Maringá” surgiu no ano de 1931, época em que Rui Carneiro, oficial de gabinete do Ministro da Aviação, José Américo, sugeriu ao compositor Joubert de Carvalho que fizesse uma música abordando o drama da seca do nordeste, assunto que teve grande repercussão na época. Joubert concordou em fazer a música, mas pediu uma relação das cidades assoladas pela seca, e entre elas estava a de Ingá.
       Imaginou, então, uma cabocla de nome Maria, que seria a Maria do Ingá, e surpreso ficou ao notar a sonorização da contração Maringá. Perguntou a Rui: “De onde você é?”, e ele respondeu: “Pombal”. Estava ótima: “Antigamente uma alegria sem igual, dominava aquela gente da cidade de Pombal”. Em poucas horas estava pronta a canção Maringá.
       A Canção “Maringá, Maringá”, por volta de 1935, estourava nas paradas de sucesso.

Foi deveras notória a satisfação que a deputada teve em visitar nosso Patrimônio histórico e como tanto registrou em sua pagina social do Instagram o seguinte :

Na companhia de Barão, Heitor e Maria Fernanda, o sábado aqui foi dia de fazer um passeio cultural que todo paraibano deveria fazer. Conhecemos hoje um museu vivo da história natural que existe na cidade de Ingá: a Pedra do Ingá. Esse espaço, que precisa de atenção acima de tudo política, traz imagens que têm muitas histórias a contar. Essa pedra remete a um período de mais de 5 mil anos atrás, quando as pessoas utilizavam essas escrituras rupestres para comunicação e para registro de sua passagem por aqui. Por meio das escrituras na pedra, vemos como as pessoas se orientavam, por meio dos astros, deixando algo para as futuras gerações.

Esses momentos também fazem parte da formação cultural dos nossos filhos, algo que prezamos com muito carinho e cuidado. ❤️

Se você tiver a oportunidade, não deixe de conhecer! Passeio que vale a pena! 😉

Nós que fazemos s Secretaria de Turismo de Ingá , em nome de todos os Ingaenses agradecemos de todo coração as visitas e esperamos que voltem e divulguem.

Parque Estadual Terra Ronca – Goiás

E por falar em Pedra do Ingá, meu colega de trabalho Marquinhos TUR está entre Brasília  e Goiás, mas precisamente no Parque Estadual Terra Ronca, adquirindo conhecimentos, especializando-se  para que possa aqui na sua função de GUIA DE TURISMO da cidade de Ingá, passa-los aos nossos visitantes