Pular para o conteúdo

Visita de Autoridades da França, Brasil e Empresários à Usina da Itacoop em Ingá Promove Novas Oportunidades para o Algodão Orgânico

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o prefeito de Ingá, Robério Burity, recebeu uma comitiva de autoridades e representantes do setor têxtil e cultural na Usina de Beneficiamento do Algodão Orgânico da Itacoop. O grupo foi composto pelo secretário estadual de Cultura da Paraíba, Pedro Santos; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB), Cassiano Pereira; além de representantes do programa Cooperar, Banco do Nordeste (BNB), empresários do ramo têxtil como Texpar e Algodão Cotton Color, e membros da Universidade de Design e Moda da França. A visita teve como objetivo discutir a viabilização da exportação do algodão orgânico produzido em Ingá e a possível instalação de uma nova fábrica de tecelagem na cidade.

A comitiva visitou não só a usina, mas também prédios históricos da propriedade e o campo de plantio do algodão orgânico, que são geridos pela Cooperativa ITACCOP. Durante o encontro, o prefeito Robério Burity e os agricultores da cooperativa destacaram o potencial do algodão orgânico ingaense, que vem ganhando reconhecimento pela qualidade e sustentabilidade, alinhado à crescente demanda global por produtos ecologicamente responsáveis. O historiador Neto Lira conduziu a apresentação, trazendo a história e o valor cultural e econômico das estruturas da usina, que já foram fundamentais na economia local e hoje representam uma oportunidade de revitalização econômica e preservação do patrimônio histórico de Ingá.

A visita também foi marcada por conversas sobre as possibilidades de parceria entre a produção local e o mercado internacional, especialmente a indústria de moda e design da França.

Fonte Ingá cidadão