Na sessão ordinária desta quarta-feira, 12 de março de 2025, a vereadora presidente Rosa Cristina Nunes Ferreira apresentou o Projeto de Lei N. 01/2025 para instituir um feriado municipal em homenagem ao falecido prefeito Manoel Batista Chaves Filho, popularmente conhecido como Manoel da Lenha. O feriado será celebrado no dia 16 de julho, data que marca o falecimento do prefeito em 2020, quando exercia seu segundo mandato e veio a óbito em decorrência de complicações relacionadas à COVID-19.
A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e agora segue para o Executivo, onde o prefeito Jan deverá decidir entre sanção ou veto. Caso sancionado, o feriado passará a integrar o calendário oficial do município.
Vereadora Bênia solicita carro exclusivo para transporte de hemodiálise e equiparação salarial para professores contratados
Na sessão desta quarta-feira, 12, a vereadora Bênia apresentou dois requerimentos importantes voltados para a saúde e a educação do município.
O Requerimento nº 01/2025 solicita ao Executivo Municipal a disponibilização de um veículo exclusivo para o transporte de pacientes que realizam hemodiálise, garantindo mais conforto e segurança a esses pacientes que necessitam de deslocamento contínuo para tratamento.
Já o Requerimento nº 02/2025 busca uma revisão salarial para os professores contratados, reivindicando a equiparação ao piso nacional do magistério. A proposta visa assegurar uma remuneração justa e equitativa, valorizando os profissionais da educação que desempenham um papel fundamental no ensino municipal.
Ingá Cidadão
Solicitação do vereador Vinícius Bacalhau é atendido pelo prefeito Jan: aumento da ajuda de custos para os zeladores dos poços artesianos da zona rural
Na sessão anterior, o vereador Vinícius Bacalhau (Solidariedade) abordou a situação dos prestadores de serviços que realizam o trabalho diário de assistência aos poços artesianos instalados na zona rural.
Já na sessão desta quarta-feira, 12 de março, o prefeito Jan enviou o Projeto de Lei Nº 05/2025 que dispõe sobre a alteração do Artigo 2º da Lei 525/2019, que trata da concessão de ajuda de custo para as pessoas que prestam serviço nos poços artesianos da zona rural, que passarão a receber 800 reais.
Da tribuna, o vereador Vinícius agradeceu pelo reconhecimento e da necessidade do reajuste desta ajuda de custo que passou de 500 para 800 reais. Vinícius ressaltou que este benefício foi criado ainda na gestão do prefeito Manoel da Lenha, agora atualizado pelo prefeito Jan. Vinícius lembrou também que falta agora pagar os meses que se encontram atrasados.
Outros problemas foram mencionados pelo por Vinícius: esgoto a céu aberto no bairro Boa Vista, próximo a campo socyte, danificado em decorrência de trabalho feito pelas máquinas anteriormente e solicitou um reforço no patrulhamento dos animais ás margens da rodovia, em especial no período noturno.
Ingá Cidadão
Vereador Chico apresenta projeto para proibir poluição sonora que prejudicam celebrações religiosas
Na sessão desta quarta-feira, 12 de março, o vereador Chico de Alcides apresentou o Projeto de Lei Nº 02/2025, que dispõe a proibição de poluição sonora nas imediações das igrejas durante a realização de celebrações religiosas. Chico esclareceu que não tem nada contra os comerciantes da praça, é preciso coibir o barulho sonoro que prejudicam as atividades religiosas.
O vereador Chico ainda apresentou mais três requerimentos: solicitou a pavimentação das ruas Djalma José da Silva, no conjunto Ananias e a rua Manoel Amaral, localizada por trás da Escola Estadual Luis Gonzaga Burity. Outro requerimento apresentado por Chico solicitou a extensão da água encanada para o bairro Ananias 2, ressaltando que já tratou sobre essa demanda com o prefeito Jan e dirigentes da Cagepa.
INGÁ: Vereador Antônio da Lua cobra corte de terras para agricultores em sua primeira fala na tribuna
Em sua primeira fala na tribuna, o vereador Antônio Gomes da Silva, conhecido como Antônio da Lua, cobrou do prefeito Jan e da Secretaria Municipal de Agricultura uma definição sobre a realização do corte de terras para os agricultores ingaenses. Segundo o parlamentar, a proximidade do período chuvoso torna a medida urgente.
Representante da classe agrícola, o vereador destacou que tem sido procurado por diversos agricultores, que aguardam essa importante assistência da prefeitura, como ocorre anualmente.
FONTE Inga Cidadão