Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

VALE A PENA LER DE NOVO : O Comissario de Policia brabo, o soldado pacifico e o filho do Coroné (POR VAVADALUZ)

 O Comissario de Policia brabo, o soldado pacifico e o filho do Coroné

Noticias da Terrinha de  em 21 de novembro de 2012

Aqui no Ingá, nos tempos bons, que já não voltam mais, existiram figuras históricas na vida real como caso que conto a seguir, onde trê protagonistas se destacam.

O primeiro chamava-se Epaminondas da Costa Travassos (In memoriam), o NONDA COSTA, era com fé de oficio, COMISSARIO DE POLICIA , substituía portanto o DELEGADO em quaisquer circunstancias, mandava prender, soltar, andava armado publicamente, uma verdadeira OTORIDADE. 

De porte mediano/ baixo, um olho cego, sua valentia não cabia no tamanho do seu corpo, além de sua voz ser extremamente forte que se fazia ouvir um cochicho seu a distancia.

O segundo era o saudoso Soldado KELEMENTE,(saudosa Memória) pai do nosso amigo KELÈ.

Kelemente era uma criatura de DEUS, usou a farda da briosa Policia Militar durante quase 50 anos, entrou e saiu da Policia sem nunca prender ninguém.

Nunca usou a farda para tirar proveitos do quer que seja, a não ser, fazer grandes amizades. Apenas, e só apenas gostava de uma branquinha, de um traçado, de uma mesinha de bar, mas fora disso, seu grande comandante foi sempre Dona Judite, sua esposa ainda viva, bonita e com saúde.

O Terceiro era o Antonio Amaral da Luz, o PITOTA DA LUZ, (ainda vivo) jovem bonito e arruaceiro, seresteiro e portador de grande capacidade etílica da qual usava e abusava quase que diariamente.

Pitota era neto do Capitão Amaral e filho de Manoel Travassos da Luz,o NEZIM DA LUZ , que apesar de ser primo de NONDA , negava veementemente o parentesco  e eram inimigos ferrenhos, o que tinha o velho Nezim da calado, precavido, tinha o Nondas de falastrão e fanfarrão, o verdadeiro Bocão.

Pois muito bem, depois de juntar esses três Astros, passo a contar a historia.

Um certo dia o PITOTA DA LUZ estava a beber no Bar de Mota (Ficava mais ou menos atrás da barraca de Louro no prédio de seu Caçula) seu cavalo amarrado a um pé de fixo a frente do bar e vez por outra batia mão de um 45 do exército que pertenceu ao capitão Amaral e sapecava bala na estatua de Getulio Vargas meio a praça.

Olha o 45 era um tiro tão infitete que a estatua de Cristo lá em cima da igreja botava as mãos nos ouvidos.

O comissario NONDA ao saber do ocorrido, mandou chamar o soldado KELEMENTE e ordenou que ele fosse prender PITOTA. o filho do seu inimigo.

Kelemente ainda titubiou, alegou febre reumática, visão comprometida, pouca munição, falta de companheiros, etc.. mas não teve jeito e ele não podia sacrificar sua carreira tão bem firmada por descumprir uma ordem superior.

Tomou um meiota pela boca de uma vez e partiu para prender o elemento.

Ao chegar na esquina da Casa de seu Caçula, Kelemente entrou sem parar e por azar foi justamente na hora que PITOTA dava mais um ensurdecedor pipoco na estatua de Getulio.

O bondoso soldado Kelemente deu um gigantesco salto pra trás, e amparando-se na esquina da casa gritou em voz alta e forte;

SEU PITOTA DA LUZ, CORRA, VÁ PARA A CASA QUE A PULIÇA QUER LHE PRENDER, VIU ?

Não tenho certeza, mas acho que com essa voz de prisão PITOTA foi pra casa.

 

Noticias da Terrinha de  em 21 de novembro de 2012

O dia amanheceu nublado , consultando o serviço de meteorologia fomos informado de que nenhum fenômeno meteorológico assolava a Paraíba, principalmente no Ingá.

Ontonce, comecei a matutar e descobri que a mudança de clima devia-se a um fator importante e de vital influencia na natureza, que é justamente o casamento do Eternaly ZONINHO BACALHAU.

Isso, isso, isso, o meu amiguinho de peito DR AUGRIZONIO BACALHAU FILHO acaba de assinar contrato com sua bela Daniela e juraram amor eterno.

 Zoninho, filho de Dona Maria e do saudoso amigo Augrizonio Bacalhau(em memoriam)e Daniele, filha de Dona Silvia e meu querido e simpático amigo de infância ZEZINHO DO BAR, a quem mando desde já botar a cerveja no frezzer.

Parabenizamos às famílias, desejando ao jovem casal todas as bênçãos e felicidade do mundo.

VAVADALUZ