Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

URGENTE: TCU aprova contas de Bolsonaro por unanimidade

URGENTE: TCU aprova contas de Bolsonaro por unanimidade

 

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou as contas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no exercício de 2022, com ressalvas. 

“O TCU apontou, ao todo, uma irregularidade, três impropriedades e 10 distorções no Balanço Geral da União. 

O parecer prévio traz cinco recomendações e dois alertas ao Poder Executivo Federal”, diz o anúncio da Corte via redes sociais. Os ministros acompanharam o voto do relator, Jorge Oliveira, por unanimidade. 

Indicado por Bolsonaro ao TCU, Oliveira defendeu que a aprovação das contas seria possível com ressalvas em razão “da relevância das distorções” encontradas. 

Ao todo, elas somam R$ 1,28 trilhão. Após a decisão do TCU, o relatório será enviado ao Congresso Nacional, onde será votado.

A análise técnico-jurídica das contas do presidente da República são efetuadas pelo TCU anualmente, na intenção de verificar se foram respeitadas as principais regras fiscais e orçamentárias nos gastos públicos federais.

 “Em linhas gerais, o exercício de 2022 se caracterizou pela continuidade na melhoria do desempenho da economia observada em 2021 após as grandes dificuldades vivenciadas em 2020, sobretudo em face da pandemia”, disse.